FAO em São Tomé e Príncipe

Entrega de caprinos provenientes do Ruanda à Associação Soledade de Cão-Grande na localidade de Porto Alegre

Photo legend: Entrega de caprinos provenientes do Ruanda à Associação Soledade de Cão-Grande na localidade de Porto Alegre (Créditos: Denilson Costa).

18/07/2017

18 julho 2017, São Tomé – O Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Direcção da Pecuária e do Projecto “Promoção de integração agro-silvo pastoril nas pequenas e micro-explorações agrícolas” (TCP/STP/3501), que conta com o apoio da FAO, procedeu hoje à entrega de um lote de caprinos à associação dos criadores de Cão-Grande em Porto Alegre. Visando o aumento e a diversificação das produções agrícolas, em especial a pecuária, a FAO tem apoiado o Estado Santomense no seu desenvolvimento em diversos domínios.

Com vista a testemunhar o acto, marcou presença  Argentino Pires dos Santos, Assistente ao Representante da FAO em São Tomé e Príncipe, que incitou nos beneficiários o sentido de responsabilidade, pois espera-se com esta entrega a multiplicação dos animais para posteriormente beneficiar outras comunidades, daí a importância dos mesmos trabalharem em conjunto para que no futuro possam dar resposta às cláusulas do contracto hoje assinado entre à Associação e a Direcção da Pecuária. Por seu turno, Carlos Pascoal, em representação do Ministro da Agricultura, parabenizou a comunidade encorajando o cumprimento do compromisso ora celebrado, uma vez que o cumprimento deste acordo vai abrir outras portas no futuro a esta comunidade que foi também beneficiada com o projecto de suinocultura.

Yurgui da Silva, Presidente da Associação Soledade de Cão-Grande, mostrou-se satisfeito com a entrega, garantindo assim aos demais convidados que de tudo fará para o cumprimento do acordo assinado e para que as outras comunidades sejam posteriormente beneficiadas. Agradecimentos foram extensivos ao Governo e à FAO na esperança que mais projectos beneficiem a comunidade. Para além da entrega dos animais, o grupo tem vindo a beneficiar de algumas formações no âmbito do associativismo, financiado pela FAO, no sentido de preparar o grupo para este momento de entrega dos caprinos.

Importa relembrar que os caprinos entregues a esta comunidade são provenientes do Ruanda e chegaram no passado mês de Fevereiro. Este grupo de animais somou um total de 113 animais de raça Boers, constituído por 20 machos e 93 fêmeas. Coordenado por Carlos Manuel das Neves Baía Dê, o TCP/STP-3501 pretende aumentar a produção agrícola e pecuária, melhorando desta forma o consumo de proteína animal e consequentemente reduzindo a pobreza na população rural. É de suma importância a existência deste projecto no país, devido aos seus benefícios directos na própria comunidade, que tem vindo a desenvolver esforços para integrar o fornecimento de carne e seus derivados ao mercado nacional.

A esta associação foram entregues um total de 20 caprinos, sendo 18 fêmeas e 2 machos, como forma de intensificar, aumentar e diversificar a base produtiva e renda das populações mais vulneráveis. De frisar que este projecto pretende, nas próximas semanas, repetir o gesto as outras duas comunidades beneficiárias, sendo elas a Cooperativa de Pinquetê, na Ilha do Príncipe, e Pedroma, em São Tomé. Desta forma o projecto, começa a lançar as bases para o aumento da produção de carne e leite no país.