FAO em São Tomé e Príncipe

Está construído o curral para alojamento dos caprinos na cooperativa de Pedroma

Photo legend: Curral construído no âmbito do projeto Agro-Silvo Pastoril na comunidade de Pedroma ( Denilson Costa)

01/08/2017

01 agosto 2017, São Tomé – Estão criadas as condições na Cooperativa de Criadores de Caprinos da Comunidade de Pedroma (COOCAPEDROMA) para receber os caprinos provenientes do Ruanda em Fevereiro deste ano. Os caprinos chegaram a São Tomé no âmbito do projeto “Promoção de integração agro-silvo pastoril nas pequenas e micro-explorações agrícolas”, coordenado por Carlos Baía Dê e financiado pela FAO, prevendo assim o aumento da produção de carne e leite no país.

De recordar que das 113 cabras provenientes do Ruanda, foram selecionadas 3 comunidades que, após a multiplicação, serão entregues 30% à Direção da Pecuária para, posteriormente, proceder à seleção de novas comunidades que irão beneficiar desta ação. Das 3 cooperativas beneficiárias na primeira fazer deste projeto piloto, apenas a associação dos criadores de Cão-Grande em Porto Alegre beneficiou, no passado 18 de Julho, com a entrega de 20 caprinos por ser uma das primeiras a cumprir os trâmites legais ao acolhimento dos animais.

Neste momento, todas as condições estão criadas na COOCAPEDROMA para receber os caprinos. Segundo o coordenador nacional do projeto a entrega será efetuada no próximo dia 8 de Agosto. O curral construído contém um quarto para os machos, um para as gestantes, um para os filhotes recém-nascidos e um espaço amplo para alimentação da cabrada. Para além da construção do curral existe à volta da construção um vasto espaço verde que vai garantir a alimentação dos caprinos. Ermelindo dos Santos, Presidente da COOCAPEDROMA, não deixou de esconder a satisfação pelo apoio que tem vindo a receber por parte da FAO no apoio desta comunidade.

A cooperativa de Pinquetê, na Ilha do Príncipe, também beneficiará futuramente deste projeto. Os trabalhos para a construção do curral encontram-se em andamento e o transporte dos animais a esta cooperativa será feito de barco. Porém, ainda não existe uma data exata para esta travessia, declara o coordenador do projeto. De recordar que Argentino Pires dos Santos, Assistente ao Representante da FAO em São Tomé e Príncipe, efetuou uma visita ao espaço de construção do curral aquando da sua participação no lançamento do projeto “Restauração Florestal e Paisagística na Ilha do Príncipe”, como forma de inteirar-se sobre o andamento dos trabalhos no âmbito dos projetos financiados pela FAO na Região Autónoma.

Aumentar a produção de carne e leite no país e, consequentemente, aumentar a produção agrícola e pecuária, melhorando o consumo de proteína animal e reduzindo a pobreza no mundo rural, constitui os objetivos principais que nortearam a implementação deste projeto. É preciso que as cooperativas beneficiárias entendam que esta ação de entrega dos animais, com uma contrapartida de 30%, constitui uma oportunidade para geração de receita e, com o passar dos tempos, geração de emprego à própria comunidade. Segundo alguns estudos, a qualidade da carne dos caprinos está diretamente ligada ao tipo de alimentação e  forma de criação dos mesmos, daí que uma das exigências do projeto seja priorizar a construção do curral e assegurar que existe um espaço adequado à alimentação dos animais.