FAO em São Tomé e Príncipe

Escritório da FAO em São Tomé e Príncipe é inaugurado

Photo legend: FAO São Tomé e Príncipe já dispõe das condições necessárias para melhor servir o País (Crédito: Denilson Costa).

12/09/2017

12 setembro 2017, São Tomé – Procedeu-se na tarde de hoje à inauguração do escritório da FAO em São Tomé e Príncipe. Localizado na marginal 12 de julho, a referida infraestrutura que outrora funcionava como refeitório no ministério da agricultura, encontra-se hoje remodelada e devidamente apetrechada com todas as condições necessárias para que a organização venha a responder da melhor forma aos desafios futuros e os funcionários usufruam de melhores condições de trabalho. Com sete compartimentos, a obra ora inaugurada servirá como a sede da Organização da Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em São Tomé e Príncipe.

O corte da fita feito por Hélder Muteia, Representante da FAO para a África Central, e por Sua Excelência Teodorico Campos, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, abriu assim as portas a uma nova era para a Organização no país. Embora existam ainda outros objectivos a alcançar, esta inauguração revela que o caminho a percorrer pela FAO no país, aqui presente à mais de 40 anos, está a ser feito a um ritmo sólido.

“Nós estaremos prontos para servir o povo de São Tomé e Príncipe e a inauguração deste edifício é mais uma prova que vamos ainda crescer, temos vontade em crescer e vamos crescer junto com o país”, afirmou Hélder Muteia, Representante da FAO para a África Central que enalteceu também o empenho e dedicação do Ministro da Agricultura e do próprio governo são tomense no combate à fome e má nutrição no país. Sonho alcançado e missão cumprida, também Argentino Pires dos Santos, Assistente ao Representante da FAO para São Tomé e Príncipe, não escondeu a sua satisfação ao testemunhar este momento tão esperado.

Teodorico Campos, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, pôs à disposição deste organismo no país a referida infraestrutura para a instalação dos seus escritórios, mostrando-se satisfeito com a utilidade que o mesmo terá nos próximos tempos para o país. Numa altura em que o país se prepara para receber o pacote de financiamento da FAO no âmbito do Quadro de Programação País, a existência deste edifício vem mais uma vez possibilitar a instituição a dinamizar melhor as suas acções e dar resposta àquilo que são as grandes opções do governo de São Tomé e Príncipe.

Localizado no pátio do Ministério de Agricultura sito na Avenida 12 de Julho, o novo escritório da FAO no país garante melhores condições de serviço a toda equipa local. De realçar que se encontram em curso no país 6 projetos-pilotos financiados pela FAO, ligados à pesca, agricultura, pecuária e proteção do meio ambiente, sem mencionar muitos outros projectos que já se encontram no fim.