FAO em São Tomé e Príncipe

FAO financia formação sobre “Gestão Financeira” na cooperativa de criadores de caprinos COOCAPEDROMA

Photo legend: FAO financia formação sobre “Gestão Financeira” à COOCAPEDROMA (Créditos: Denilson Costa).

09/10/2017

09 outubro 2017 São Tomé – Hilária Carvalho, consultora da FAO para o associativismo, no âmbito das suas actividades levou a cabo uma acção de formação sobre gestão financeira, endereçada aos membros da Cooperativa dos Criadores de Caprinos (COOCAPEDROMA) da comunidade de Pedroma. Esta acção de formação foi realizada com vista a dotar os membros da cooperativa de técnicas que lhes possibilitem uma gestão mais transparente da cooperativa. A formação, que teve lugar na escola primária da referida comunidade, surge no âmbito do “Projeto de promoção de integração agro-silvo pastoril nas pequenas e micro-explorações agrícolas” (TCP/STP/3501), um projecto financiado pela FAO.

Com a participação massiva dos membros da referida cooperativa, a acção de formação veio permitir aos intervenientes uma maior transparência na gestão financeira da cooperativa. Tal como os restantes participantes, Paulino Fortes, Tesoureiro da Cooperativa, congratulou o desenvolvimento desta iniciativa: “Acredito que depois dos vários módulos que foram ministrados nesta acção de formação estamos todos mais capacitados para juntos levar a nossa cooperativa a bom porto. Eu, enquanto tesoureiro da cooperativa, tive muitas dúvidas que foram esclarecidas e sinto-me agora mais apto para o exercício desta função, por isso só temos que agradecer à consultora e à FAO pelas oportunidades que nos tem dado”.

Na presença de Carlos Baia, coordenador do projeto para  a “Promoção da integração agro-silvo-pastoril nas pequenas e micro-explorações agrícolas em São Tomé e Príncipe”

(TCP/STP/3501), a consultora Hilária Carvalho abordou importância e a necessidade desta acção: “Esta formação visa sobretudo dotar os membros de mecanismos e práticas que lhes possibilitem uma gestão transparente para que haja sempre a confiança entre eles. Foram ministrados aqui vários módulos que achamos de extrema importância como gestão organizacional, contabilidade e gestão, por forma a muni-los de competências que lhes permitam uma gestão mais transparente e um bom clima de trabalho e espírito de equipa. Como sabemos, muitas cooperativas têm enfrentando crises por falta de transparência, daí a importância desta formação a todos membros”. Carlos Baia, no uso da palavra, exortou os participantes para o bom uso dos conhecimentos adquiridos nesta formação, para que no futuro esta cooperativa seja o exemplo a seguir.

No final da formação foram entregues à cooperativa um kit de materiais de escritório contendo: capa de arquivos, resmas de papel, calculadora, livros de registo, talonários e outros materiais que irão permitir um melhor trabalho da secretaria e tesouraria da cooperativa. Espera-se que esta maior organização dos dados proporcione uma maior transparência dentro da organização.

Conclui-se assim que com o curral construído e com membros mais capacitados, a COOCAPEDROMA se encontra com todas as condições criadas para a recepção dos caprinos que serão entregues no dia 10 do mês em curso.