FAO em São Tomé e Príncipe

É apresentado o Plano Estratégico sobre a Segurança Sanitária dos Alimentos para o país

Apresentação da Estratégia Sobre a Segurança Sanitária dos Alimentos em São Tomé e Príncipe (Créditos: Denilson Costa)

17/10/2017

17 outubro 2017 São Tomé – No dia em que várias iniciativas celebram o Dia Mundial da Alimentação, foi apresentado, no Hotel Praia em São Tomé, o Plano Estratégico sobre a Segurança Sanitária dos Alimentos (SSA) para o país. O plano ora apresentado surge da necessidade da formulação de uma Estratégia Nacional de Segurança Alimentar para São Tomé e Príncipe, tarefa realizada de 26 de abril a 15 de julho como parte do projeto destinado à “melhorando a comercialização de produtos pesqueiros em São Tomé e Príncipe” (TCP / STP / 3603).

Antes da apresentação da Estratégia, Lionel Kinadjian, consultor internacional da FAO, mencionou a importância do referido documento para a criação e expansão de oportunidades económicas relacionadas com a produção de alimentos. A garantia do abastecimento de alimentos saudáveis e protecção da saúde do consumidor constituem também medidas essenciais a serem adoptadas para assegurar situações de segurança alimentar e nutricional da população são-tomense.

Teodorico de Campos, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, que presidiu a cerimónia de abertura do atelier no qual o Plano Estratégico foi apresentado, agradeceu mais uma vez à FAO por todo o apoio que tem dado ao Governo. O Ministro exortou ainda à  participação séria e produtiva de todos os sectores envolvidos no Plano para que desta cooperação saiam conclusões e recomendações pertinentes que enriqueçam o documento e questão.

Com uma vasta audiência, este atelier contou com a presença dos membros do Governo, diretores de várias organização governamentais e não-governamentais. Oumou Barry, consultora internacional da FAO para o projeto, esteve naturalmente presente, e procedeu à apresentação do Plano Estratégico, que recebeu elogios por parte dos participantes. Posteriormente, foi proporcionado um prazo para que os intervenientes pudessem apresentar as suas contribuições.

Note-se que este Plano está em conformidade com os compromissos de São Tomé e Príncipe em matéria de segurança alimentar e nutricional (SAN), tanto a nível internacional - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - como a nível nacional - Programa Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (P.N.S.A.N.).

Conhecendo os impactos negativos que os alimentos não saudáveis ​​e sanitariamente inseguros podem provocar no país em  áreas como a saúde pública, turismo, cujo potencial do país é imensurável, e crescimento do mercado de exportação, torna-se imperativo que o país aproveite esta oportunidade para  proceder à maturação institucional e respectiva implementação das medidas inclusas no Plano.