FAO em São Tomé e Príncipe

Novo lote de caprinos é entregue à Cooperativa COOCAPEDROMA

Novo lote de caprinos é entregue (Créditos: Denilson Costa)

14/10/2017

14 outubro 2017 São Tomé – O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Direcção da Pecuária, procedeu no passado dia 10 do mês em curso à entrega de um lote de caprinos à Cooperativa de Criadores de Caprinos de Pedroma (COOCAPEDROMA). A entrega  dos caprinos surge no âmbito do “Projecto de promoção de integração agro-silvo pastoril nas pequenas e micro-explorações agrícolas”, financiado pela FAO, com vista a proceder ao aumento da produção agrícola, pecuária e florestal, reduzindo assim a elevada pobreza no mundo rural.

Depois das cooperativas de Cão Grande em São Tomé e Pinquete na Região Autónoma do Príncipe, eis que finalmente a Cooperativa de Pedroma beneficia do financiamento da FAO para levar a cabo o processo de criação dos caprinos da raça local. Com todas as condições criadas para a criação desses animais e uma vasta área de pastagem, foram entregues à comunidade 20 caprinos (18 fêmeas e 2 machos) que serão devolvidos à Direcção da Pecuária de acordo com o protocolo assinado entre as partes. Desta forma, pretende-se que, no futuro, outras organizações venham a beneficiar com esta acção, que visa sobre tudo o aumento agrícola e pecuário, melhorando assim o consumo de proteína animal e reduzindo a pobreza no mundo rural, travando consequentemente o êxodo rural.

Isalda Duarte, Representante da Cooperativa, agradeceu ao governo, e em especial à FAO, que através deste projecto vai proporcionar a mudança de paradigma desta comunidade, criando postos de emprego às mulheres e homens criadores. Não deve ser esquecido que a entrega que a comunidade beneficiou vai fomentar uma maior dinâmica participativa na geração de receitas e, por conseguinte. ajudar no combate à pobreza que tem assolado a comunidade rural, principalmente na comunidade de Pedroma que até ao momento não tem beneficiado de luz eléctrica. De ressaltar que a FAO espera com a implementação deste projecto intensificar o aumento da produção e diversificação da base produtiva e da renda das populações mais vulneráveis.

“Espero que no futuro a comunidade de Pedroma seja exemplo a seguir no que toca ao cumprimento do compromisso ora assinado com a Direcção da Pecuária sobre a parte dos animais que serão entregues posteriormente para que as outras comunidades possam vir a ser beneficiadas futuramente. Por outro lado, quero-vos alertar que pelo facto dos animais serem entregues à cooperativa, não significa que acaba hoje a responsabilidade da Direcção da Pecuária, pois a vossa responsabilidade aumenta e nós estamos sempre disponíveis para ajudar no que for preciso para que este projecto venha realmente a dar resposta aos objectivos para que fora criado”. Palavras de Alfredo da Mata, Director da Pecuária, em representação do Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Através do financiamento da FAO, o governo de São Tomé e Príncipe tem vindo a beneficiar de vários projectos no sector da agricultura e pesca. Através desses projectos a FAO tem melhorado as precárias condições que outrora muitas comunidades rurais vinham enfrentando, pois as comunidades onde a organização tem incidido têm-nos brindado com depoimentos emocionantes e bastante satisfatórios sobre as melhorias adquiridas graças à intervenção da FAO nessas mesmas comunidades.