FAO em São Tomé e Príncipe

Centro de produção de porcos em Ribeira Palma Sede já se encontra em funcionamento

Centro de Engorda de Ribeira Palma Sede ©FAO/Denilson Costa

23/03/2018

23 de Março de 2018, São Tomé – Em São Tomé e Príncipe, a FAO tem vindo a desenvolver vários projectos TELEFOOD. A par dos projectos com âmbito de intervenção nacional, estes pequenos projectos com um máximo financiamento de 10.000 USD beneficiam pessoas colectivas. Este é o caso do TELEFOOD desenvolvido em Ribeira Palma Obô que financiou o ambicioso propósito da Associação de Mulheres de Ribeira Palma de construir um Centro de Engorda de Porcos destinado a aumentar os rendimentos destas chefes de família de baixo rendimento através da produção de carne suína para consumo humano. Após a conclusão das obras de reabilitação da pocilga, as instalações receberam 15 suínos para engorda, ato presenciado no dia de hoje por Teodorico Campos, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, e Argentino Pires dos Santos, Assistente ao Representante da FAO para o país.

A carne de porco é um alimento apreciado em São Tomé e Príncipe, constituindo elemento fundamental das dietas alimentares no país. Esta carne contém 18 a 20% de proteínas de alto valor biológico e é rica em vitaminas do grupo B e em minerais como ferro, zinco, fósforo e potássio. Tem também pouco sódio, o que é positivo se mantivermos este conteúdo baixo na sua preparação, a qual pode ser feita em derivados, como enchidos, alimentos estes que merecem mais ponderação no consumo.

Sendo que as ações da FAO têm vindo a focar-se cada vez mais na área da Nutrição e prevenção de doenças que advenham de uma nutrição inadequada, munir a população de alimentos saudáveis que respeitem as boas práticas nutricionais é um dos objectivos principais da Organização. Para além de uma melhoria na disponibilidade de alimentos e estado nutricional da população, este projecto constitui uma forte oportunidade para a Associação beneficiária do projecto incrementar os seus rendimentos. Para além dos 15 suínos, a FAO financiou a compra de 30 000 pés de mata-bala (tubérculo semelhante à batata). Os tubérculos produzidos beneficiarão tanto a comunidade como serão utilizados como alimento para os suínos.

Estas oportunidades não passaram despercebidas pela Associação beneficiária, nomeadamente por Maria Livramento, tesoureira da cooperativa, que afirmou que “gostaria de agradecer ao Ministério da Agricultura e em especial à FAO, por este financiamento e por acreditar desde a primeira hora neste grupo. Acredito que com este Centro vamos poder melhorar a nossa renda, aumentar a produção da carne de porco no mercado nacional e contribuir para a melhoria da dieta alimentar dos Santomenses. Mais uma vez agradeço à FAO por esta oportunidade e que continue a nos ajudar neste sentido”.

Em conclusão, o Assistente ao Representante da FAO em São Tomé lançou palavras de incentivo às senhoras que trabalham na cooperativa, realçando “que o sucesso deste Telefood poderá vir a ajudar a minimizar a problemática da desnutrição no país”. Estas e outras palavras foram recebidas com agrado por Teodorico Campos, o que terminou agradecendo à FAO e parabenizando “todas vocês, que desde início, depositaram fé no sucesso deste projeto”.