FAO em São Tomé e Príncipe

Rumo a uma parceria estratégica entre a FAO e o Comité Inter-Estatal de Pesticidas na África Central

Hélder Muteia e o novo Director Geral do Comité Inter-Estatal de Pesticidas na África Central, Auguste Itoua © FAO/Gesrhill Mengome

21/06/2018

21 de Junho de 2018, Libreville – Preocupados com o ressurgimento de novas pragas nas plantações e com o objectivo de estabelecer uma estrutura de colaboração entre a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e o Comité Inter-estatal dos Pesticidas da África Central (CPAC, sigla em francês) sobre questões relacionadas com a segurança alimentar através do uso de produtos fitossanitários compatíveis com padrões internacionais na sub-região, foi realizada uma reunião na quinta-feira, 22 de Junho de 2018, entre o Coordenador o Escritório Sub-Regional da FAO para a África Central (SFC), Hélder Muteia e o novo Director Geral do Comité Inter-Estatal de Pesticidas na África Central, Auguste Itoua.

Esta reunião insere-se no processo de desenvolvimento de parcerias entre a FAO e as instituições especializadas da sub-região. Também faz parte dos esforços para erradicar a fome, a desnutrição e a pobreza, a principal missão da FAO.

Na presença do consultor internacional da SFC encarregado da produção e proteção de plantas e do adido de gabinete do Diretor-Geral da CPAC, esta reunião consistiu na discussão sobre as perspectivas de parceria entre a FAO e a CPAC no domínio da promoção do uso eficaz e razoável de pesticidas homologados com vista a reduzir ao máximo os riscos potenciais para a saúde humana e para o meio ambiente.

"Trata-se de desenvolver parcerias com todos os diferentes atores envolvidos no desenvolvimento da agricultura, reunir esforços nas nossas intervenções para alcançar melhores resultados a fim de apoiar os Estados na garantia da segurança alimentar e nutricional das populações da sub-região ", disse Helder Muteia, Coordenador do Escritório Sub-Regional da FAO para a África Central.

O Diretor Geral do CPAC saudou esta frutífera reunião que permitirá "estabelecer um quadro de colaboração entre a FAO e a instituição que representa", afirmou Auguste Itoua.

Durante as discussões, ambas as partes enfatizaram a necessidade de colaborar no fortalecimento das capacidades dos quadros-técnicos e usuários de produtos químicos para uma melhor sensibilização sobre questões relacionadas com a homologação e uso destes produtos.

Esta reunião terminou com a perspectiva de parcerias frutíferas entre as duas instituições sub-regionais, incluindo o desenvolvimento de um projeto conjunto a ser submetido a potenciais doadores.

Acerca do CPAC


O Comité Inter-Estatal de Pesticidas na África Central (CPAC) é uma agência especializada da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC) com sede em Yaoundé, nos Camarões. Foi criado por decisão do Conselho de Ministros e estabelecido como instituição especializada por um Acto Adicional da Conferência dos Chefes de Estado. A missão desta Instituição Especializada é o saneamento da produção agrícola para a preservação da saúde dos consumidores locais e do meio ambiente, bem como para a competitividade desta produção no mercado internacional. A CPAC é chefiada por um Diretor Geral nomeado por Decisão dos Chefes de Estado da CEMAC. Cerca de 25 pessoas de todas as nacionalidades da CEMAC estão em serviço.

 

Notícia adaptada para Português. Notícia original no link: http://www.fao.org/gabon/actualites/detail-events/fr/c/1142499/