FAO em São Tomé e Príncipe

Primeira Cúpula da África Central e Ocidental sobre a Indústria da Madeira: FAO trabalha em prol de iniciativas de desenvolvimento rural para o uso responsável dos recursos naturais

Desflorestação no parque nacional de São Tomé © FAO/Denilson Costa

18/06/2018

 

18 de junho de 2018, Libreville - A África Central é uma das maiores reservas florestais do mundo. O continente abriga a segunda maior floresta tropical do mundo, com mais de 240 milhões de hectares. Embora a taxa anual de perda de florestas naturais esteja diminuindo no continente africano, a Avaliação Global de Recursos Florestais da FAO revelou uma perda anual de cerca de 3,1 milhões de hectares de florestas naturais nesta região nos últimos cinco anos. As reformas de políticas e de governança em África têm avançando, mas os esforços para conservar e usar de forma sustentável as florestas ainda se encontram fragmentados e subfinanciados.

O setor madeireiro será homenageado no Gabão. De facto, o Ministério da Água e Florestas, responsável pelo Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a União de Silvicultores Industriais do Gabão (UFIGA) e o Fórum Mundial da Madeira, organizará a primeira cúpula da África Central e Oeste sobre a indústria da madeira, entre 18 e 19 de junho de 2018, no hotel Meridien Ré – Ndama, em Libreville.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) participará activamente nesta cúpula, fazendo assim parte do alcance de seus objetivos estratégicos. A FAO está a trabalhar, especialmente no Gabão, em prol da melhoria dos resultados dos setores de desenvolvimento rural e recursos naturais para aumentar a segurança alimentar e nutricional e o acesso a recursos para o desenvolvimento de longo prazo, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O objectivo geral deste fórum passa por melhorar as habilidades, compartilhar experiências e identificar oportunidades de colaboração para as associações florestais e industriais da África Central e Ocidental. Vários participantes compostos por membros de várias associações florestais, especialmente países produtores de madeira da África Central e Ocidental, estiveram presentes. O principal órgão responsável por este evento é o Global Timber Forum, com o apoio da União dos Silvicultores, Industriais do Gabão e da Gestores (UFIGA) e da Nature & Development Foundation (NDF África Ocidental).

 

Notícia adaptada para Português. Notícia orignal no link: http://www.fao.org/africa/news/detail-news/fr/c/1141407/