FAO em São Tomé e Príncipe

FAO e Ministério da Agricultura organizam feira agrícola em comemoração do Dia Internacional das Cooperativas

Feira agrícola em celebração do dia das cooperativas © FAO/Denilson Costa

30/06/2018

30 de Junho de 2018, São Tomé - Em alusão ao dia Internacional das Cooperativas, data essa celebrada anualmente no primeiro sábado do mês de Julho, em consonância com a resolução 47/90 de 1992 da Assembleia das Nações Unidas, a FAO em São Tomé e Príncipe organizou uma feira aberta onde participaram agricultores vindos dos diversos distritos do país. Este momento foi organizado em parceria com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural e o Projecto de Reabilitação de Infra-estruturas de Apoio a Segurança Alimentar (PRISA), e teve lugar no Centro Comercial de Produtos Agrícolas de Penha.  A feira que contou com a presença do Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Teodorico Campos, serviu como uma oportunidade ímpar para a aquisição organizada de produtos agrícolas a preços acessíveis e reflexão sobre a importância das cooperativas agrícolas para a manutenção dos sistemas alimentares.

Através do pedido do governo, a FAO financiou no país projectos que têm vindo a contribuir significativamente para o aumento da produção e disponibilidade de alimentos a nível nacional. Paradigma destes esforços é o já finalizado projecto de Horticultura Urbana e Periurbana que constitui até hoje motivo de orgulho e satisfação para muitos agricultores que dele beneficiaram e que possuem actualmente formação em técnicas agrícolas inovadoras fornecidas pelo projecto. Segundo Aelton da Trindade, agricultor e beneficiário deste projecto, “em nome dos agricultores e consumidores que hoje se encontram presentes nesta feira, agradecemos à FAO por todo apoio que tem endereçado aos agricultores, que tem fornecido aos consumidores maior e melhor disponibilidade de produtos”.

O Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, em entrevista à comunicação social nacional, destacou a importância das cooperativas no processo de desenvolvimento do país, enaltecendo por sua vez todo o apoio que a FAO tem posto à disposição do governo em prol do desenvolvimento da agricultura e das cooperativas, “apesar de algumas dificuldades que temos enfrentado com a questão do cooperativismo”.  

O objetivo do Dia Internacional das Cooperativas passa por divulgar o trabalho das cooperativas, por destacar as metas do movimento cooperativo internacional em paralelismo com as metas para o desenvolvimento sustentável da ONU e, por fortalecer as parcerias entre este movimento e outros agentes, como governos (locais, nacionais ou internacionais). Para este ano a Aliança Cooperativa Internacional elegeu como slogan Sociedades Sustentáveis através da cooperação”. Segundo o Presidente da Aliança Cooperativa Internacional, Ariel Guarco, sociedades sustentáveis são as que refletem os limites ambientais, sociais e económicos ao crescimento. Para elas contribuem, definitivamente, as cooperativas agrícolas. 

Ainda com o intuito de promover uma reflexão mais profunda sobre o papel das cooperativas no desenvolvimento sustentável de São Tomé e Príncipe, a FAO São Tomé e Príncipe irá realizar, no próximo dia 09 de Julho, um debate temático sobre “O cooperativismo em São Tomé e Príncipe e a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável do país”. Este debate terá lugar na sala de reuniões da Embaixada de Brasil e que contará com a presença de variados ministros, membros do corpo diplomático acreditados no país, bem como da sociedade civil organizada. Para mais informações sobre o evento, incluindo a sua programação, por favor consultar a “Agenda” deste website.