FAO em São Tomé e Príncipe

Está no país o coordenador Sub-regional da FAO para a África Central

Encontro de cortesia entre o Embaixador da Guiné Equatorial e o Representante da FAO para São Tomé e Príncipe © FAO/Denilson Costa

31/07/2018

31 de Julho de 2018, São Tomé – Está em São Tome e Príncipe para numa missão de uma semana o coordenador Sub-regional da FAO para a África Central, Hélder Muteia. A visita deste alto representante da FAO no país tem como objectivo primordial proceder ao lançamento do Projecto "Restauração de Paisagens para a Funcionalidade dos Ecossistemas e Mitigação das Alterações Climáticas na República Democrática de São Tomé e Príncipe". Estabelecer contactos com membros do governo e corpos diplomáticos acreditados no país, perspectivando as futuras áreas de cooperação, é também um objectivo da missão. 

A 01 de Dezembro de 2016, o Director-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, nomeou Hélder Muteia como Coordenador Sub-regional da África Central. Com sede localizada em Libreville (Gabão), o escritório sub-regional coordena as actividades de países da África Central, como Camarões, Chade, Congo, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro-Africana, República Democrática do Congo e São Tomé e Príncipe.

Hélder Muteia ingressou na FAO em 2005 tendo cumprido a função de Representante da FAO na Nigéria. Em 2010 foi transferido para o Brasil, também na qualidade de representante nacional da FAO. De 2013 a 2017 chefiou o escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP.

Em São Tomé, no dia 31 de Julho, Hélder Muteia foi recebido em audiência pelo embaixador da Guiné Equatorial acreditado no país, Paulino Bololo Ekobo, uma visita de cortesia na qual o embaixador não escondeu ao representante a satisfação pelo sucesso do projecto HUP implementado no país, manifestando o interesse de que a Guiné Equatorial beneficie de um projecto da mesma natureza. Ao que foi discutido, acredita-se numa cooperação futura mais profícua entre as partes.

No mesmo dia, o Representante foi de igual modo recebido em audiência pela Ministra da Saúde, Maria de Jesus Trovoada. Este constitui o primeiro encontro entre ambos, que serviu para apresentar à ministra os cumprimentos do Director Geral da FAO, falar da parceria existente entre o mistério e a Organização e perspectivar novas áreas de cooperação.