FAO em São Tomé e Príncipe

Reforço de cooperação com Ministério da Saúde prevê novas áreas de cooperação

Aperto de mão entre Hélder Muteia e a Ministra da Saúde © FAO / Denilson Costa

01/08/2018

01 de Agosto de 2018, São Tomé – A Ministra da Saúde, Maria de Jesus Trovoada dos Santos, recebeu em audiência, Hélder Muteia, coordenador sub-regional para FAO para a África Central e Representante da FAO para São Tomé e Príncipe e Gabão. Este foi um encontro de cortesia em que as partes abordaram a profícua cooperação existente e as perspectivas de novas áreas de trabalho conjunto entre a Organização e o Ministério da Saúde.

Neste encontro, Hélder Muteia, aproveitou para se apresentar à ministra e falar sobre o projecto "Restauração da Paisagem para a Funcionalidade dos Ecossistemas e Mitigação das Alterações Climáticas em São Tomé e Príncipe", o projecto mais recente da FAO no país. Houve ainda tempo para ambos abordarem aspectos relacionados com o sector da nutrição. No país a FAO tem vindo a fornecer a sua expertise e financiamento com vista a combater a malnutrição, especialmente nas crianças entre os 5 e 14 anos de idade.

No que toca às novas áreas de cooperação, adiantou-se a possibilidade de São Tomé e Príncipe vir a beneficiar de um projecto de saúde pública, mais concretamente na vertente da diminuição dos cães vadios na capital. Sabe-se que os cães podem ser um veículo de transmissão de doenças para os seres humanos quando os primeiros não são devidamente tratados. Dentre elas, destacam-se a raiva, micose, doença de lyme, entre outras. 

Tanto a FAO como a Ministra, preocupadas com a salubridade pública e com o constante aumento de cães vadios, tanto dentro como fora da cidade de São Tomé, não descoraram a possibilidade de no futuro as partes trabalharem no sentido de encontrar uma solução para este aumento significativo de cães de rua, respeitando sempre os direitos animais e assegurando a saúde dos são-tomenses.