FAO em São Tomé e Príncipe

FAO e China Popular abordam cooperação em São Tomé e Príncipe

Hélder Muteia e Fu Changhua © FAO / Denilson Costa

03/08/2018

03 de Agosto de 2018, São Tomé – No dia 01 de Agosto, o Conselheiro político da República Popular da China, Fu Changhua, recebeu em audiência o Coordenador Sub-regional da FAO para África Central e Representante para Gabão e São Tomé e Príncipe, Hélder Muteia.

Para além da apresentação do Programa da FAO em São Tomé e Príncipe, incluindo os projectos que serão em breve realizados, as possibilidades de parceria TRI não foram descoradas. De recordar que a FAO assinou com o governo são-tomense o Quadro de Programação País para o período 2018-2022, no qual foram estabelecidas as áreas de intervenção da Organização e recentemente foi lançado um projecto de restauração florestal e paisagística, com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) com vista a restaurar as florestas e os solos e devolver ao país a grande mancha verde e viçosa que sempre o caracterizou.

Em Dezembro de 2017, na sequência do restabelecimento das relações diplomáticas entre São Tomé e Príncipe e a República Popular da China, foram definidas as áreas do programa quadro de cooperação entre os países. Esta cooperação baseia-se nos domínios da agricultura, turismo, pesca e infra-estruturas, as quais constituem de igual modo as áreas de trabalho da FAO em São Tomé e Príncipe.

Neste encontro ficou visível a vontade das partes em cooperarem com vista a responder às preocupações nacionais. As possibilidades de cooperação estão assim abertas.