FAO em São Tomé e Príncipe

Lançamento da Plataforma São-Tomense de Inovação - Centro De Empreendedorismo Jovem

Plateia de jovens no lançamento da Plataforma São-tomense de Inovação © FAO/Denilson Costa

20/08/2018

20 de Agosto de 2018, São Tomé – O anfiteatro do Palácio de Congressos foi o palco escolhido pelo governo para o lançamento oficial da Plataforma São-tomense de Inovação - Centro de empreendedorismo jovem. A plataforma lançada hoje foi apresentada pelo Primeiro-ministro e Chefe do Governo de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, a cerca de 1.500 jovens presentes. Esta plataforma conta com o financiamento da British Petroleum (BP) e da Kosmos, investimento avaliado em 20 milhões de dólares americanos.

São Tomé e Príncipe é um país jovem, daí que soluções para o futuro das novas gerações seja uma prioridade do governo. A Plataforma São-tomense de Inovação surge assim como um incentivo do governo para que os jovens “cresçam, criem e façam diferente”. Neste sentido, serão seleccionados 100 projectos em áreas diversas, tais como agricultura, tecnologias e turismo, dos quais se espera a criação postos de emprego jovem.

Kátia Costa, secretária do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), no lançamento da Plataforma São-Tomense de Inovação – Centro de Empreendedorismo Jovem, afirmou que ‘o CNJ será parceiro na implementação desses projectos para que garantir uma maior transparência no processo e adesão dos jovens à iniciativa’.

O Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Afonso Varela, falou do “Local Content”, ou seja, do envolvimento dos nacionais no quadro de investimentos estrangeiros. Em nome da British Petroleum (BP), a 4ª maior empresa petrolífera do mundo que está pela primeira vez a operar na Zona Económica e Exclusiva de São Tomé e Príncipe, Daniel Shirmboh, o gestor nacional da BP no país, falou sobre os investimentos sociais da BP no mundo. 

Após a apresentação da plataforma, o Primeiro-Ministro do país realçou que as petrolíferas “apostaram porque acreditaram”. Esta aposta representa um total de 20 milhões de dólares, distribuídos por quatro anos que a Plataforma São-tomense da Inovação (PSI) deverá atribuir aos 100 projectos que serão desenvolvidos.