FAO em São Tomé e Príncipe

II Debate temático da FAO São Tomé e Príncipe contará com o apoio do Ministro do Emprego e Assuntos Sociais

Ministro do Emprego e Assuntos Sociais e o Assistente ao Representante da FAO © FAO/Denilson Costa

16/08/2018

16 de Agosto de 2018, São Tomé – O Assistente ao Representante da FAO em São Tomé e Príncipe, Argentino dos Santos, foi recebido em audiência na manhã desta quinta-feira pelo Ministro do Emprego e Assuntos Sociais, Senhor Emílio Lima. O encontro teve como objectivo convidar o ministro para proceder à cerimónia de abertura do II debate temático da FAO/STP que terá lugar no dia 31 de Agosto, na embaixada do Brasil, a partir das 09h00.

De recordar que o Escritório da FAO em São Tomé e Príncipe organizou o seu primeiro debate temático no âmbito da comemoração do dia internacional do cooperativismo, tendo-se subordinado ao tema “o papel do cooperativismo em São Tomé e Príncipe e a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável do país”. 

Na sequência desse debate, que contou com a participação de representantes de variados quadrantes da sociedade santomense, surgiram diversas recomendações que mereceram a devida atenção da Organização, até porque muitas delas se referem a constrangimentos estruturais específicos ao contexto nacional que, por diversas vezes, colocam em causa o sucesso de intervenções do governo e de outros organismos de cooperação no terreno.

Tendo em conta a importância do tema e tendo-se reconhecido a urgência de resolução dos problemas expressos pelos participantes, a FAO entendeu que valia a pena aprofundar o debate sobre o cooperativismo em São Tomé e Príncipe enquanto instrumento de desenvolvimento económico e social. O ministro Emílio Lima manifestou a sua total disponibilidade em se fazer presente neste evento e exortou a FAO a continuar com iniciativas como estas que poderão vir a ajudar o governo na elaboração futura de políticas.  

Para esta segunda sessão, a FAO elegeu o tema “cooperativismo como instrumento para o desenvolvimento económico e social em São Tome e Príncipe”. Todos os interessados são convidados a participar e partilhar as suas ideias para que em conjunto seja possível encontrar soluções para os principais problemas que inquietam as cooperativas nacionais.