FAO em São Tomé e Príncipe

FAO organiza encontro com os parceiros de desenvolvimento de São Tomé e Príncipe

Parceiros de desenvolvimento de São Tomé e Príncipe presentes na reunião © FAO / Denilson Costa

07/12/2018

07 dezembro de 2018, São Tomé – No quadro da recente visita a São Tomé da missão conjunta constituída  pela delegação sub-regional da FAO para a África Central, da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e da Embaixada de São Tomé e Príncipe no Gabão, foi realizado, na sala de conferências do PNUD, um encontro com os parceiros de desenvolvimento do país. Este encontro teve com objetivo identificar as janelas de oportunidade tendentes a potencializar sinergias na execução de actividades em prol do desenvolvimento sustentável de São Tomé e Príncipe.

Um dos grandes ativos deste evento foi também a possibilidade de troca de experiências entre os actores sobre os vários sectores que o desenvolvimento sustentável do país incorpora. O setor dos serviços e a agricultura são as duas principais áreas de actividade económica em São Tomé, assumindo a indústria o terceiro lugar. O cacau desempenha um papel de relevo no quadro económico nacional, representando cerca de 90% do total das receitas de exportação. O café, o óleo de palma, a banana e a mandioca estão também incluídos na lista das principais produções. A pesca é igualmente uma actividade económica de grande importância em São Tomé.

Em entrevista à comunicação social sobre esta reunião, Hélder Muteia afirmou que “este encontro foi uma conversa com os outros parceiros de desenvolvimento do país, que serviu para anunciarmos a plataforma de cooperação que existe entre a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e, ao mesmo tempo, colher subsídios com relação às áreas prioritárias para a intervenção e envolvimento de todos. Cada parceiro manifestou aqui as suas áreas de interesse e acredito que, de facto, conseguimos neste encontro definir melhor a nossa estraégia de acção conjunta”.

Para além das agências do Sistema das Nações Unidas presentes no encontro, participaram também as embaixadas e outros actores de desenvolvimento como o Banco Mundial e Banco Africano de Desenvolvimento. Ainda na entrevista, Hélder Muteia, mencionou que “foram anunciadas ali algumas iniciativas de sucesso que já foram implementada conjuntamente, como o caso da Guiné Equatorial que anunciou o programa conjunto implementado com a FAO de cerca de 30 milhões de dólares e se adiantou a possibilidade de disponibilizar uma nova linha de financiamento para São Tomé e Príncipe”.

Neste encontro, a estatística foi uma das áreas que mereceu destaque, uma vez que diversos parceiros envolvidos no encontro defenderam que São Tomé e Príncipe precisa de consolidar os seus dados de forma a facilitar a planificação do desenvolvimento.