FAO em São Tomé e Príncipe

Chegou uma nova missão da FAO a São Tomé e Príncipe

Mar de São Tomé FAO © / Denilson Costa

11/03/2019

11 de março de 2019, São Tomé – Chegou ontem a São Tomé uma missão da FAO composta pelo Responsável do Sector das Pescas e Aquacultura do Escritório da FAO para África Central, Lionel Kinadjian, e o Especialista em Economia Azul, Joseph Catanzano.

A missão de uma semana permitirá a realização de dois objetivos primordiais: acompanhar as atividades do projeto de “melhoria da comercialização dos produtos haliêuticos no mercado de São Tomé” que estão a ser desenvolvidos em parceria com a ONG MARAPA; e, apresentar os diagnósticos setoriais preliminares sobre a elaboração da estratégia nacional de transição para a Economia Azul e recolher as contribuições dos actores relevantes. Este último objetivo será materializado na realização de dois workshops regionais para o efeito, dia 12 de março na Região Autónoma do Príncipe e dia 15 do mesmo mês em São Tomé.

Os workshops mencionados pretende assumir um traço marcadamente participativo. Reunindo representantes de todos os setores envolvidos na Economia Azul, serão apresentados os diagnósticos setoriais para que cada setor se pronuncie e partilha as suas ideias e necessidades.

Esta foi a forma encontrada pelo projeto para enriquecer a estratégia de transição económica, definir as prioridades estratégicas de intervenção e identificar das necessidades de reforço do quadro institucional. Tudo isto previligiando o envolvimento das autoridades e setores nacionais para que seja alcançada uma estratégia de transição para a Economia Azul verdadeiramente adaptada ao país, suas potencialidades e necessidades.