FAO em São Tomé e Príncipe

Workshop nacional dá a conhecer ao público as intervenções no setor florestal dos vários parceiros no país

Participantes no atelier escutando as apresentações dos parceiros de desenvolvimento do país © FAO / Denilson Costa

20/03/2019

20 de março de 2019, São Tomé – Realizou-se hoje, no Centro Cultural da Embaixada do Brasil, o workshop de apresentação das intervenções dos parceiros do governo no sector das florestas de São Tomé e Príncipe. O workshop foi subordinado ao tema “Amemos a Nossa Floresta. Ela é muito mais que árvores”, o slogan escolhido pela Direção das Florestas e Biodiversidade (DFB) para a celebração do dia 21 de março de 2019, Dia Internacional das Florestas. A atividade foi presidida pelo Director da Direcção da Agricultura, Hermenegildo Santos em representação do Ministro da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural.

O Dia Internacional das Florestas de 2019 ficará marcado pela união entre a Direção das Florestas e alguns dos parceiros do governo com projetos no setor florestal (FAO, PNUD, União Europeia e Birdlife International). Esta colaboração conjunta na celebração do Dia das Florestas proporciou uma semana de celebração diferente e marcante, enriquecida por plantios nas parcelas de intervenção dos projetos descritos. Hoje, a actividade central foi a apresentação dos projetos mencionados com o intuito de dar a conhecer ao público em geral os seus objetivos e difundir a mensagem de conservação e proteção das florestas de São Tomé e Príncipe.

Na sua intervenção, o Director das Florestas, João D´Alva, afirmou que “fóruns como este são importantes na medida em que cada um dos projetos pode conhecer as iniciativas em curso dos outros parceiros e juntos poderão unir esforços no sentido de minimizar a pressão de que a nossa floresta tem vindo a ser alvo”.

As florestas constituem um património de grande valor para São Tomé e Príncipe. O elevado número de espécies de fauna e flora endémicas transformaram o país num depositário único de biodiversidade. É fundamental e urgente investir na informação, educação e sensibilização sobre a conservação e restauração das florestas perante toda a população e representantes dos setores da sociedade. Só assim será garantido o futuro das próximas gerações e a sustentabilidade da atmosfera.

O Director da Direcção da Agricultura, Hermenegildo Santos aproveitou a ocasião para incentar a preservação das florestas:“[o] crescimento demógrafico, falta de investimentos para promover o empreendedorismo no sector agropecuário e florestal, entre outros fatores, leva a uma pressão cada vez maior sobre as nossas florestas. Assim sendo, havendo neste momento vários projetos direcionados para o sector florestal, é uma oportunidade para revertermos o actual cenário de degradação florestal”. Entre os projetos citados encontram-se o projeto implementado pela FAO com parceira do Fundo Global para o Ambiente (GEF) de “Restauração da paisagem para a funcionalidade do ecossistema e mitigação das mudanças climáticas na República de São Tomé e Príncipe”.