FAO em São Tomé e Príncipe

Combate a todas as formas de desnutrição e promoção da inovação na agricultura – as prioridades da FAO nos próximos dois anos

José Graziano da Silva, diretor-geral da FAO, abre o Conselho da FAO © FAO / Alessandra Beneditte

08/04/2019

08 abril de 2019, Roma – Hoje, o Diretor Geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, no seu discurso de abertura do Conselho da FAO, salientou que ao longo dos próximos dois anos a Organização se irá concentrar na promoção de sistemas alimentares sensíveis à nutrição e inovação na agricultura.  

Graziano da Silva disse que é necessário fazer mais do que se "concentrar no combate à fome". "A Meta de Desenvolvimento Sustentável número 2 pede a erradicação de todas as formas de desnutrição. E há um crescimento constante nos níveis de sobrepeso e obesidade em todo o mundo", acrecentou.

"Enquanto a fome é circunscrita a áreas específicas, a obesidade está em toda parte. Na verdade, estamos testemunhando a globalização da obesidade", acrescentou Graziano da Silva.

O Diretor-geral também chamou a atenção para os próximos eventos importantes: uma conferência de segurança alimentar no final deste mês em Genebra - organizada pela FAO, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Mundial do Comércio (OMC); o lançamento da Década da Agricultura Familiar da ONU na sede da FAO, no final de maio; dois seminários sobre dietas saudáveis ​​e inovação agrícola, e a reunião das Partes do Acordo sobre Medidas dos Estados Portuários da FAO (PSMA), em junho.

O PSMA é o primeiro instrumento internacional vinculativo que trata especificamente da Pesca Ilegal, Não Declarada e Não Regulamentada (IUU).

Graziano da Silva também ressaltou o sucesso da Organização na redução de custos nos últimos anos, o que tornou a FAO mais eficiente, eficaz e orientada para resultados, bem como na atração de contribuições voluntárias.

O Diretor-geral destacou o compromisso da FAO com as suas parceriais, que manifestam um forte aumento das alanças construídas ao longo dos anos : de 20 novos parceiros em 2012, com uma contribuição de US $ 28 milhões para mais de 100 novos parceiros hoje, contribuindo com mais de US $ 200 milhões.

O engajamento da FAO em programas conjuntos e plataformas interinstitucionais com agências da ONU também quase dobrou desde 2012. Isto representa um aumento monetário de contribuições do sistema da ONU em 100%, representando US $ 800 milhões.

Também na agenda

O atual período de sessões do Conselho termina na sexta-feira e, além da  agenda principal , também inclui uma série de  eventos paralelos , focados em temas como as perspetivas da biodiversidade para a alimentação e a agricultura, incluindo uma apresentação das conclusões do primeiro relatório sobre o estado da biodiversidade para a alimentação e a agricultura ; e a resistência antimicrobiana (AMR) no contexto da abordagem One Health (Uma Saúde, em português).

Na quinta-feira, os candidatos ao cargo de diretor-geral da FAO - Ramesh Chand (Índia), Davit Kirvalidze (Geórgia), Qu Dongyu (China), Catherine Geslain-Lanéelle (França), listados em ordem de seu discurso, também se dirigirão ao Conselho.

 

Notícia adaptada para língua portuguesa. Notícia original do link: http://www.fao.org/news/story/en/item/1189434/icode/