FAO em São Tomé e Príncipe

Feira agrícola realizada em Neves faz chegar aos habitantes de Lembá produtos locais frescos e a preços acessíveis

Comerciante de banana-pão na feira agrícola © FAO/ Denilson Costa

16/04/2019

16 de abril de 2019, São Tomé – Todos os meses, o governo através do Ministério da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, tem empreendido esforços no sentido de organizar uma feira agrícola onde os visitantes poderão encontrar produtos locais frescos e de elevada qualidade. Este é um evento que junta num mesmo espaço diversos vendedores e compradores e que visa apoiar os agricultores no acesso ao mercado e contribuir para a descentralização dos pontos de venda. A iniciativa tem dados provas de sucesso, o que se reflete no  número cada vez maior de visitantes. A feira que é criteriosamente organizada na localidade de Penha, tendo desta vez lugar em Neves, distrito de Lembá.

O distrito de Lembá dista 20 km da cidade de São Tomé e a população ribeirinha que ali habita depende directamente da pesca, agricultura e criação dos animais para a sua subsistência. Para a visitante e consumidora, Antónia Guiomar, “[c]omprar e consumir produtos vindos de produtores locais é uma forma de incentivar a nossa economia e estimular os produtores nacionais. Além de ser uma maneira do consumidor conhecer a fonte dos alimentos que está a consumir”. 

Com esta iniciativa, o governo espera incutir na população o gosto pela utilização e inserção de produtos locais nas dietas alimentares. Numa altura em que a população começa a ser cada vez mais exigente perante aquilo que consome, a importância conferida pelo consumidor à proveniência dos produtos a serem consumidos tem estimulado o produtor nacional, que outrora via os seus produtos sendo deixados de lado na hora da decisão de compra devido a uma ideia equivocada de que o produto importado sempre possui qualidade superior.

O Ministro da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Francisco dos Ramos, que procedeu à abertura do evento, exaltou a excelente qualidade dos produtos nacionais, que em alguns casos superam os internacionais e são desenvolvidos de maneira a atender às particularidades e necessidades do mercado Santomense. Antes de terminar, o ministro apelou à população para desenvolver atos simples e sustentáveis de forma quotidiana, tais como a aquisição de produtos locais e participação em feiras agrícolas que promovem o acesso ao mercado dos agricultores familiares. Provendo o contacto direto entre os agricultores e os consumidores, feiras agrícolas como a que foi realizada em Neves permitem o desenvolvimento de circuitos curtos agroalimentares e de um consumo mais sustentável, mais esclarecido para o consumidor e justo para o produtor.

Também em Neves, e com o apoio da FAO, foram desenvolvidos dois projetos TELEFOOD que contribuiram para que ao consumidor cheguem produtos de maior qualidade – um projeto de apoio à construção e funcionamento de um centro de transformação de pescado e um outro projeto de promoção de criação de suínos de qualidade gerido por uma associação de mulheres, chefes de família de baixo rendimento.