FAO em São Tomé e Príncipe

Coordenador Sub-Regional da FAO para a África Central recebido em audiência pelo Primeiro Ministro de São Tomé e Príncipe

Aperto de mão entre o Representante da FAO e o Primeiro Ministro © FAO / Denilson Costa

21/05/2019

21 de Maio de 2019, São Tomé – O Primeiro Ministro da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, recebeu esta tarde a visita de cortesia do Coordenador Sub-regional da FAO para África Central e Representante para São Tomé e Príncipe e Gabão, Hélder Muteia. O encontro que teve lugar na sala de encontros do Palácio do Governo, permitiu  ao Representante da FAO no país apresentar-se pela primeira vez ao primeiro-ministro, bem como apresentar o Programa da Organização em São Tomé e Príncipe, incluindo os quatros novos projetos de cooperação técnica assinados esta manhã com o ministério da agricultura, pescas e desenvolvimento rural.

Durante a reunião foram abordados aspetos relacionados com a prolífera cooperação já existente entre a FAO e o governo de São Tomé e Príncipe, sobretudo no que tange aos setores da agricultura, pescas e nutrição. Entre as intervenções em curso, foi destacado o projeto de Restauração Florestal e Paisagística pelo grau de desafios que comporta e pelo potencial de impacto que o sucesso das atividades prevê. Além de refletir sobre o presente, o encontro focou-se também no futuro, designadamente no futuro da agricultura nacional.

O Representante da FAO aproveitou ainda para informar o Primeiro-Ministro sobre o Quadro de Programação País que a Organização assinou com São Tomé e Príncipe para o período de 2018 a 2022, e do qual resultaram os quatro novos projetos assinados hoje. Como referiu Hélder Muteia, “estes quatros projetos respondem a solicitações do governo para as quais a Organização mobilizou financiamento na sua totalidade”. Desta forma, o Representante da FAO para o país reiterou o compromisso da Organização em apoiar o governo de São Tomé e Príncipe em prol do alcance da segurança alimentar e nutricional da população.

Por último, Hélder Muteia expôs ao Chefe do Executivo a expertise da FAO no domínio do crescimento azul, área em que tem vindo a apoiar o país através da elaboração da estratégia de transição para a Economia Azul. Esta será uma opção de desenvolvimento sustentável que não apenas se adequa às especificidades nacionais, como as pontencia através da aposta de variados setores, entre eles, o turismo, o ambiente, a pesca, os transporte marítimo, a segurança dos mares, entre outros.

Após as declarações de Hélder Muteia, Jorge Bom Jesus expressou a sua total abertura no sentido de colocar à disposição toda sua influência com vista a apoiar no que for necessário para o sucesso dos projetos financiados e implementados pela Organização em prol de um melhor futuro para São Tomé e Príncipe.