FAO em São Tomé e Príncipe

Dia Mundial da Alimentação - Primeiro Ministro pede envolvimento de todosos cidadãos para o alcance do Desafio Fome Zero

Primeiro Ministro e chefe do Governo © FAO/Denilson Costa

16/10/2019

16 de Outubro de 2019, São Tomé – No Dia Mundial da Alimentação, o Primeiro Ministro e Chefe do Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe dirige-se à população santomense para reforçar o compromisso nacional no alcance do Desafio Fome Zero.

Na mensagem transmitida pelo canal televiso nacional, Jorge Bom Jesus declarou: “Dia 16 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação e a fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em 1945.  Enquanto Primeiro Ministro e Chefe do Governo de São Tomé e Príncipe, afirmo o compromisso do Governo para com o alcance do Desafio Fome Zero. E porque a Fome Zero não é apenas eliminar a fome, mas também garantir que as pessoas estão nutridas e o planeta está protegido, é necessário que todos caminhemos em conjunto – cidadãos, estudantes, professores, governantes, sociedade civil, organizações internacionais, agricultores, pescadores, ... todos nós”.   

Além de exortar ao envolvimento de todos e de forma articulada para que o desafio Fome Zero seja alcançado, o Primeiro Ministro enalteceu de igual forma o papel da FAO no alcance da agenda 2030 e no combate à insegurança alimentar e nutricional no mundo.

Consciente de que o investimento na segurança alimentar e nutricional é um dos caminhos em direção a um futuro sustentável e ao bem-estar da população santomense, Jorge Bom Jesus afirmou: “Hoje, sabe-se que todos os anos, cerca de 2 bilhões de dólares são gastos para tratar problemas de saúde causados pela obesidade, estando a má alimentação e hábitos alimentares não saudáveis na base deste problema. Dada a quantidade significativa de dinheiro gasto, estratégias e políticas para garantir a disponibilidade e a acessibilidade de dietas saudáveis são um bom investimento para os países e seus governos. É hora de agir porque as nossas ações são o nosso futuro e as dietas saudáveis permitirão um mundo Fome Zero e maior desenvolvimento para São Tomé e Príncipe”.

Evidenciando a importância do trabalho conjunto em prol do alcance do Desafio Fome Zero, Jorge Bom Jesus mostrou que este é também um objetivo do Governo de São Tomé e Príncipe, mostrando um compromisso inequívoco para com a redução da prevalência da insegurança alimentar e nutricional. Este é um sinal deveras positivo e que garante a vontade política essencial à prossecução desta ambiciosa meta. Além de estar de parabéns por completar 74 anos, a FAO está também de parabéns pelo engajamento de alto nível conseguido no país em prol das principais áreas do seu mandato.