FAO em São Tomé e Príncipe

Quatro Mil e Quinhentos Hectáres de Floresta Serão Restaurados nas Proximidades do Rio Contador

Assinatura do acordo na Câmara Distrital de Lembá ©FAO / Ody Mpouo

04/02/2020

04 de Fevereiro de 2020, São Tomé - Na última sexta-feira, foi assinado um acordo entre a Representação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura em São Tomé e Príncipe (FAO/STP), a Agência Fiduciária de Administração de Projectos (AFAP), a Direção das Florestas e Biodiversidade (DFB) e a Câmara Distrital de Lembá, no âmbito do projeto “Restauração da Paisagem para a Funcionalidade do Ecossistema e Mitigação das Mudanças Climáticas em São Tomé e Príncipe”, também designado TRI/STP.

O objetivo do projeto TRI/STP é de promover a restauração e a gestão sustentável dos ecossistemas florestais de São Tomé e Príncipe para reduzir as emissões de carbono provenientes da desflorestação, parar e reverter a degradação da floresta e do solo.

Sendo este um objetivo ambicioso que apenas poderá ser alcançado com a coordenação nacional de todos os atores envolvidos na restauração florestal e paisagística (RFP), o desenvolvimento de sinergias e o evitar de duplicações com outras iniciativas em curso no setor florestal são uma das atividades identificadas durante a fase de elaboração do projeto.

É neste sentido que surge o acordo assinado na passada sexta-feira, dia 31 de janeiro, na Câmara Distrital de Lembá, com o projeto de Recuperação do Sector de Energia (PRSE) no Rio Contador, que implementará atividades neste local do distrito e que tem como objetivo o aumento da produção das energias renováveis, melhoria da confiabilidade do fornecimento de eletricidade e minimização do impacto dos trabalhos na floresta e ecossistema florestal envolvente.

O Presidente da Câmara de Lembá, Albertino Barros considerou a parceria positiva e mostrou total disponibilidade da sua entidade em colaborar com os parceiros de forma a garantir a reflorestação da bacia do Rio Contador.

Por sua vez, o Diretor das Florestas e Biodiversidades,  João D´Alva, disse que a intervenção do projeto permitirá minimizar o impacto florestal nas zonas afetadas pelos trabalhos da restauração das infraestruturas hidroelétricas do Rio Contador, e ainda irá beneficiar as comunidades agrícolas  que residem ao longo da bacia do mesmo Rio.

O projecto TRI/STP é financiado pelo Fundo Global para o Ambiente (GEF) e co-financiado pelo PRSE e pelo Projecto de Apoio à Pequena Agricultura Comercial (PAPAC/FIDA).

As actividades do projeto de Restauração Florestal Paisagística (RFP) serão coordenadas pela FAO e implementadas pela Direção das Florestas e Biodiversidade (DFB). Já no caso do projeto de Recuperação do Sector de Energia (PRSE) no Rio Contador, a Câmara Distrital de Lembá assumirá o papel de implementador das atividades, ao passo que a AFAP se encarregará da gestão do mesmo.