FAO em São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe participa no Atelier de Validação do Plano de Ação de Género e Agricultura da CEEAC

Mulheres são-tomenses a praticar o cultivo hortícola © FAO / Bob Siengoy

18/02/2020

18 de fevereiro de 2020, São Tomé– São Tomé e Príncipe participará de 27 a 29 de Fevereiro de 2020 em Brazzaville, capital da República do Congo, no Atelier de Validação do Plano de Ação, Género e Agricultura da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

O atelier inscreve-se no quadro do projeto da cooperação técnica entre a FAO e a CEEAC sobre « A Resposta de Género aos Planos Regionais e Nacionais de Investimento Agrícola nas Regiões da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que foi concluído em julho de 2017.

 O atelier terá como objetivos, examinar e validar o plano de ação de género e agricultura da CEEAC, fornecer um quadro de intercâmbio para a análise do perfil regional, e dos perfis nacionais de género, dos sectores de agricultura e desenvolvimento rural na África Central e apresentar o documento do projeto sobre o empoderamento das mulheres, nos setores da agro-silvopastoril  e haliêutica na África Central.

Atualmente, a agricultura contribui significativamente para o crescimento económico dos países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), onde mais de 60% da população da região vive em áreas rurais e 50% da população trabalha no setor agrícola, com disparidades muito acentuadas entre os Estados.

Desses números, as mulheres representam cerca de 70% da força de trabalho agrícola e estão principalmente envolvidas na produção alimentar, das quais fornecem a maior parte da oferta, estando elas muito presentes nas atividades de processamento e comercialização primária de produtos.

A CEEAC considera a igualdade entre homens e mulheres como um motor de integração regional e uma meta de desenvolvimento completo.

Nesse sentido, são esperados os seguintes resultados neste atelier:

 - A validação pelos especialistas, do plano de Ação, Género e Agricultura da CEEAC e dos países membros da CEEAC para a apresentação as instâncias  intergovernamentais.

- Tornar disponíveis o perfil regional e os perfis nacionais de gêénero dos setores de agricultura e desenvolvimento rural na África Central, de forma a enriquecer as políticas, programas e a base de dados e de informações da CEEAC e dos seus estados membros que culminará com a troca de boas práticas.

- Também é esperado que os especialistas examinem o documento do projeto sobre o empoderamento das mulheres, nos setores agro-silvopastoril  e haliêutico na África Central, com o objetivo de mobilizar parcerias para a sua implementação.

No atelier estarão presentes representantes dos Ministérios da agricultura, Ministérios de género e assuntos das mulheres, vários departamentos da CEEAC e funcionários da FAO.