FAO em São Tomé e Príncipe

Dia Internacional da Floresta: Demasiado valiosas para se perder

Ilustração comemorativa do dia Internacional das Florestas © FAO

21/03/2020

21 de março de 2020, São Tomé – Comemora-se hoje o Dia Internacional das Florestas, este dia tem como finalidade de consciencializar toda a população a respeito da importância das florestas para todo o nosso planeta, a data foi proclamada em 2012, na Assembleia Geral das Nações Unidas.

 Em cada Dia Internacional das Florestas, os países são incentivados a empreender esforços locais, nacionais e internacionais para organizar atividades que envolvam florestas e árvores, como campanhas de plantio de árvores. O tema para cada Dia Internacional das Florestas é escolhido pela Parceria Colaborativa em Florestas. Para este ano, o lema será, “Floresta e Biodiversidade” onde o foco será a discussão da grande variedade de formas de vida que vivem nesses locais.

Em São Tomé e Príncipe, a data foi comemorada com o plantio de cerca de 100 árvores de valor comercial na comunidade de Bem Posta, no Distrito de Mé-Zóchi. Esta ação servirá para sensibilizar a população santomense sobre a importância de se preservar a floresta, uma vez que persiste no país, o abate ilegal de árvores.

As celebrações do Dia Internacional das Florestas tiveram o seu início em São Tomé e Príncipe desde o dia 19 de março, com o plantio de 150 árvores de Gôgô, na comunidade de Platô, evento organizado pela da Direção das Florestas e Biodiversidade, uma ação que contou com a participação de madeireiros e da cooperativa local.

Estavam marcadas mais atividades para data, mas devido às medidas de contingência sobre a prevenção do Covid-19, a maioria dessas atividades foram canceladas.

O apoio da FAO ao setor das florestas de São Tomé e Príncipe

No campo das florestas, a FAO tem fornecido apoio técnico e financeiro ao país na implementação de alguns projetos, entre eles do projeto “Restauração da Paisagem para a Funcionalidade do Ecossistema e Mitigação das Mudanças Climáticas em São Tomé e Príncipe”, também designado TRI/STP, que tem como objetivo, promover a restauração e a gestão sustentável dos ecossistemas florestais de São Tomé e Príncipe para reduzir as emissões de carbono provenientes da desflorestação, parar e reverter a degradação da floresta e do solo.

Outro projeto que conta com o apoio da FAO, é o projeto de “Apoio ao desenvolvimento de atividades rurais para melhorar a segurança alimentar e nutricional e as cadeias de valor dos PFNL em São Tomé e Príncipe”, que pretende apoiar o desenvolvimento de atividades rurais que melhorem as cadeias de valor dos produtos florestais não-lenhosos (PFNL) em São Tomé e Príncipe. O objetivo deste projeto será melhorar a segurança alimentar e nutricional em STP de forma integrada e coordenada através do aumento da produção, utilizando uma abordagem de valorização dos mercados, dos produtos e da organização dos atores rurais do setor.