FAO em São Tomé e Príncipe

Dia Mundial das Abelhas – “Bee Engaged”

© FAO

20/05/2020

20 de maio de 2020, São Tomé – Em 2017, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou por unanimidade, o dia 20 de maio como o Dia Mundial das Abelhas, num esforço conjunto entre a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Eslovénia.

 A data foi celebrada pela primeira em 20 de maio de 2018, realçando a importância destes polinizadores para a conservação da biodiversidade e a necessidade de conservação da espécie, dado o seu papel na segurança alimentar e nutricional.

Para a celebração deste ano, a FAO juntamente com a Federação Internacional de Associações de Apicultores (Apimondia), Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (CAAS), e a Associação de Ciências Apícolas da China (ASAC) e a República da Eslovénia, realizaram uma conferência internacional online sob o lema “Bee Engaged”.

Esta conferência teve como objectivo, destacar a importância do engajamento e acções de todas as pessoas para a preservação de abelhas e outros polinizadores.

 No entanto, as comemorações focaram a atenção na produção apícola, nas medidas adoptadas pelos apicultores um pouco por todo mundo, para apoiar os seus meios de subsistências que garantam produtos de qualidade.

O actual contexto da pandemia da covid-19 está tendo um impacto inegável na indústria da apicultura, afectando assim a sua produção, os mercados e, portanto, os meios de subsistência dos apicultores. É neste contexto difícil que o papel da apicultura no apoio às comunidades rurais e na melhoria da segurança alimentar e nutricional será examinado.

A FAO por sua vez, tem conferido assistência técnica a países que queiram cultivar abelhas-rainhas e buscar soluções sustentáveis para a produção e exportação de mel.

 Em São Tomé e Príncipe (STP), a equipa da FAO local tem trabalhado na consciencialização das camadas mais jovens para temas como a conservação e preservação das abelhas e da biodiversidade, uma tarefa que a FAOSTP espera concretizar aos poucos, dando assim a sua contribuição na formação de gerações futuras mais conscientes e ecológicas.   

Todos nós podemos ajudar, para isso basta:

- Plantar diversidade de espécies nativas que floresçam em diferentes estações;

- Comprar mel natural de produtores locais;

- Adquirir produtos de fontes e produtores sustentáveis; 

- Evitar o uso de pesticidas, herbicidas e outros produtos nocivos em seu jardim;

- Proteger as colónias de abelhas e sempre que possível adoptar uma criação; 

- Conserve uma fonte de água para as abelhas ao deixar uma bacia com água do lado de fora; 

- Ajudar os ecossistemas florestais; 

- Aumentar a consciencialização sobre a partilha de informações entre nossas comunidades e redes;

 A redução das abelhas nos afecta a todos e todos temos um papel importante na sua conservação e preservação.