FAO em São Tomé e Príncipe

FAO apoia o Governo com a entrega de materiais e produtos de limpeza aos feirantes do Mercado Agrícola de Santo Amaro

Ministro da Agricultura na entrega dos materiais © FAO/Ody Mpouo

24/06/2020

24 de junho de 2020, São Tomé – No âmbito da resposta ao impacto sócio-económico da Covid-19 em São Tomé e Príncipe, o escritório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO em São Tomé e Príncipe, apoiou o governo com a entrega de materiais e produtos de limpeza, aos feirantes do Mercado Agrícola de Santo Amaro no Distrito de Lobata.

Esta entrega enquadra-se no quadro das medidas de contenção à propagação da pandemia da Covid-19 em São Tomé e Príncipe, e da estratégia adoptada pelo Governo santomense, através do Ministério da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural,  que visa a descentralização do  processo de venda de produtos agrícolas no país, processo esse que levou à reabertura do Mercado Agrícola de Santo Amaro.

A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Francisco Ramos, que destacou a importância da parceria com a FAO no apoio ao sector agrícola e também no apoio ao combate a propagação da Covid-19.

Por sua vez o Presidente da Câmara de Lobata, Albertino Barros,agradeceu o apoio da FAO, uma vez que este ajudará a garantir a higiene do espaço de serviço, e garantiu fazer o acompanhamento para que esses materiais sejam utilizados da maneira correcta.

Em nome das feirantes, Domingos Barbosa, o responsável do mercado não deixou de agradecer a FAO, e mostrou-se feliz, uma vez que já algum tempo tinham a necessidade desses materiais que irão agora facilitar a limpeza do mercado.

O Assistente ao Representante da FAO, Argentino Pires dos Santos, disse que essa entrega faz parte do empenho da FAO junto ao Governo, no combate a propagação do novo coronavírus, e reafirmou o compromisso da Organização em continuar colaborando com o governo.

Dos materiais entregues constam, (i) esfregonas, (ii) baldes, (iii) bidon de 225 litros, (iv) escovas, (v) lixívia, (vi) mangueira e (vii) omo. Também faz parte da entrega, afixação de painéis no mercado, com dicas nutricionais, estes serão afixados em breve.  

Recorde-se que a requalificação desse mercado, contou com o co-financiamento da FAO, no quadro do projecto de Horticultura Urbana e Periurbana – HUP, implementado em 2017.