FAO em São Tomé e Príncipe

Projecto “Garantir o acesso das famílias mais vulneráveis aos alimentos, suas infraestruturas de conservação e melhores condições de trabalho durante a pandemia do Covid-19, apresentado ao Ministro do Trabalho

© FAO/Ody Mpouo

22/06/2020

22 de junho de 2020, São Tomé – Nasequência dos encontros virtuais de trabalho que a task force responsável pela formulação e implementação do projecto “Garantir o acesso das famílias mais vulneráveis aos alimentos, suas infraestruturas de conservação e melhores condições de trabalho durante a pandemia do Covid-19, tem tido com os ministros responsáveis pelas áreas de acção do referido projecto, foi a vez do titular da pasta do Trabalho, Solidariedade, Família e Formação Profissional, Adlander Matos.

Para a apresentação da iniciativa, o ministro fez-se acompanahar de uma pequena equipa de apoio técnico, que incluiu a Directora do Instituto Nacional para a Promoção de Igualdade e Equidade de Género – INPG, Ernestina Menezes.

A presença da diretora assumiu toda a pertinência, pois a garantia de de igualdade e equidade de género, trata-se de um dos pilares inerentes à estratégia de implementação do projecto.

Isto significa que o objectivo geral do projecto de Garantia de Segurança Alimentar e Nutricional da População, será alcançado, assegurando que ao longo do processo, todos usufruem dos mesmos direitos e beneficiam de iguais oportunidades.

Portanto esta intervenção baseia-se numa abordagem transformadora do género (gender transformative ), sendo por isso a promoção da igualdade de género, o controlo partilhado de recursos e poder de decisão e o empoderamento das mulheres centrais.   

Espera-se que com a colaboração do ministério do trabalho, seja  facilitado a identificação das famílias vulneráveis (em coordenação com o ministério da agricultura) e apoio nas formação sobre saúde, higiene e segurança no trabalho.

No final do encontro, o ministro expressou o seu contentamento para com a iniciativa, do envolvimento do seu ministério, e mostrou toda a sua disponibilidade em colaborar para o sucesso do projecto.

Ainda na sequência destas reuniões de trabalho, está prevista um encontro com Ministro das Obras Públicas, Infraestruturas e Recursos Naturais.