FAO em São Tomé e Príncipe

Assistente ao Representante da FAO em São Tomé e Príncipe fala dos 45 anos da organização no país

© FAO/Ody Mpouo

14/07/2020

14 de julho de 2020, São Tomé – No quadro do quadragésimo quinto aniversário da independência de São Tomé e Príncipe - STP, o Assistente ao Representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO, Argentino Pires dos Santos, concedeu uma entrevista a Televisão Santomense.

O Assistente ao Representante, começou por falar das áreas de intervenção da FAO no país e dos seus principais projectos, frisando que as acções da FAO no país, resultaram positivas nos últimos 45 anos.

Por outro lado, disse que o papel da FAO enquanto parceiro estratégico do governo, tem sido ajudar na formulação de políticas agrícolas e na prestação de apoio técnico.

Pese o actual contexto da Covid-19, que atrasou algumas actividades em curso e outras agendadas, Argentino Pires dos Santos disse que a FAO continuará a apoiar o governo na formulação de políticas no campo agrícola e nutricional e ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as agências do sistema das Nações Unidas para alcançar um objectivo comum sobretudo nesse momento em que o mundo enfrenta a pandemia.

O assistente realçou também a importância do projecto de reforço das capacidades, que entende ser necessário para reforçar a capacidade dos técnicos de forma a melhorar suas performances na execução dos projectos e do apoio da FAO na criação da Aliança Parlamentar que se estende a nível da África Central, que facilitará a criação de leis que facilitem o governo na tomada de decisão no campo da segurança alimentar.

A  FAO está instalada em São Tomé e Príncipe há 45 anos.