FAO em São Tomé e Príncipe

Os agricultores familiares são a espinha dorsal da segurança e nutrição alimentar na África: fazendo ouvir suas vozes

© FAO/Ody Mpouo

29/07/2020

Uma campanha de radiofónica que visa promover a agricultura familiar resiliente em África.

29 de julho de 2020 Uma nova campanha de radiofónica lançada, visa elevar a voz dos agricultores familiares em toda a África e destacar questões relacionadas à agricultura familiar e à pandemia do COVID-19. Espera-se atingir cerca de 10 milhões de pessoas através de 100 estações de rádio na África Subsaariana.

A campanha faz parte da iniciativa YenKasa África, apoiada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura  (FAO),  Rádio Rurais Internationais (RRI) e organizações de agricultores "Yen kasa". uma expressão do Gana que significa "vamos conversar / dialogar". A iniciativa visa incentivar o compartilhamento de conhecimento para apoiar o desenvolvimento agrícola e rural.

“Os agricultores familiares devem estar no centro dos esforços para transformar os sistemas alimentares na África, se quisermos fazer um progresso real na luta contra a fome e a desnutrição. Incentivar os agricultores a falar e compartilhar seus conhecimentos através desta campanha é parte integrante desse esforço maior ”, disse Abebe Haile-Gabriel, Diretor Geral Assistente e Representante Regional da FAO para a África.

Os agricultores familiares, incluindo pastores, pescadores e silvicultores, produzem cerca de 80% dos alimentos consumidos na África e são a espinha dorsal das economias rurais e da segurança alimentar e nutrição. Eles são os administradores dos recursos naturais e do meio ambiente cada vez mais escassos e estão na vanguarda do combate aos efeitos das mudanças climáticas. No entanto, eles têm pouco a dizer nas decisões políticas que afetam suas vidas e meios de subsistência, e estão entre os grupos mais pobres e marginalizados do mundo.

As estações de rádio participantes da iniciativa fornecerão entrevistas, histórias de agricultores, segmentos de conversas, peças teatrais e campanhas em diversos assuntos, incluindo jovens na agricultura, desigualdades de género, direitos fundiários, inovações e prevenção da disseminação do COVID-19.

As estações de rádio que desejam receber e participar do kit de campanha podem se registrar on-line neste link: https://www.yenkasa.org/join-the-undff-radio-campaign/

A campanha é uma colaboração entre FAO, RRI, La Via Campesina (que é uma organização internacional de agricultores) e organizações africanas de agricultores: a Organização Pan-Africana de Produtores Agrícolas (PAFO), a Plataforma Sub-regional de Organizações Africanas de Agricultores da África Central (PROPAC) e a Rede de Organizações de Agricultores e Produtores Agrícolas da África Ocidental (ROPPA).

 

Ela se inscreve na Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar (2019-2028) (A Década / DAF), que visa promover o papel da agricultura familiar no mundo.

Versão portuguesa da notícia original presente no seguinte link: http://www.fao.org/africa/news/detail-news/fr/c/1301209/