FAO em São Tomé e Príncipe

Para uma melhor integração da nutrição nos programas e projetos da FAO

© FAO/Ody Mpouo

01/09/2020

A FAO organizou um webinar sobre marcadores nutricionais para países da sub-região da África Central

Em colaboração com as equipes da Sede e do Escritório Regional da FAO para a África, o Escritório Sub-Regional da FAO para a África Central organizou na sexta-feira, 28 de agosto de 2020, um webinar sobre marcadores nutricionais para os oito países abrangidos pelo Gabinete (Camarões, Congo, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe e Chade).

Esta sessão de discussão aberta pelo Coordenador do Escritório Sub-regional da FAO para a África Central, Hélder Muteia, mobilizou mais de quarenta participantes.

Este webinar que segue uma série de diálogos online iniciados pela FAO a nível global e regional, e que é o primeiro a nível sub-regional, teve como objetivo sensibilizar as equipes sobre a importância de maximizar o potencial dos projetos para melhorar os sistemas alimentares e contribuir para uma melhor nutrição.

Na sua introdução, o Coordenador do Escritório Sub-regional para a África Central, relembrou os compromissos da FAO na luta contra a fome e a desnutrição. De fato, acrescentou, a FAO reafirmou nos últimos anos seu compromisso com a nutrição no mais alto nível, especialmente durante a Segunda Conferência Internacional sobre Nutrição organizada em novembro de 2014, seguida pela Década de Ação pela Nutrição, Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

É por isso que este webinar é uma oportunidade para que todas as equipes nacionais de todos os setores sejam mais bem educadas e equipadas sobre os marcadores nutricionais, sua importância e uso para uma melhor integração da nutrição nos projetos da FAO.

O Coordenador do Escritório Sub-regional para a África Central, Hélder Muteia, exortou todos os participantes a levarem em consideração os marcadores nutricionais ao elaborar os projetos. “Os marcadores nutricionais são indicadores nos quais precisamos nos concentrar para garantir que os projetos da FAO sejam sensíveis à nutrição e, assim, contribuam para enfrentar o desafio da 'fome zero'. "

Por fim, os participantes que apreciaram esta iniciativa queriam que ela fosse estendida a outros temas e parceiros.

 

Versão portuguesa da notícia original presente no seguinte link: http://www.fao.org/africa/news/detail-news/fr/c/1305618/