FAO em São Tomé e Príncipe

Formação de formadores de agentes comunitários de saúde animal

© FAO/Ody Mpouo

03/09/2020

03 de setembro de 2020, São Tomé – No quadro da implementação do projeto “Reforço das Capacidades  Nacionais em Gestão da Saúde Animal e Inspeção dos Produtos de Origem Animal ”, realizou-se uma ação de formação destinada aos formadores em sistema comunitário de saúde animal.

A FAO, percebeu a importância desse sistema de proximidade, visto que sem o mesmo, há muitos problemas no campo, como por exemplo, a morte dos animais por falta de assistência técnica, alguns problemas sanitários que a Direção da Pecuária não consegue dar conta, etc.

Segundo o Coordenador do projeto, Alfredo da Mata, essa formação, está enquadrada num dos pilares do projeto, que pretende apoiar a Direção da Pecuária, na instalação de um sistema comunitário de saúde animal, que visa colocar os serviços da pecuária muito mais perto das comunidades.

E nesse sentido, foi contratado um consultor para formação dos formadores que formarão os auxiliares pecuários que são pessoas próximas dos criadores que estarão nas comunidades, e que terão como função, formar os criadores dos animais, concluiu o Coordenador.

Por sua vez, o Assistente ao Representante da FAO, Argentino Pires dos Santos, manifestou a disponibilidade da FAO em apoiar o governo na resolução desses problemas relacionados a saúde animal, e exortou o mesmo para a apropriação de todo o trabalho e resultados obtidos pelos projetos apoiados pela organização como forma de dar continuidade a esses trabalhos.

A formação que foi realizada no CATAP, teve a duração de três dias.