FAO em São Tomé e Príncipe

Ministro da Agricultura preside o encontro de coordenação

© FAO/Ody Mpouo

25/09/2020

25 de setembro de 2020, São Tomé – Teve lugar no CATAP, mais um Encontro de Coordenação dos projetos de cooperação técnica da FAO em São Tomé e Príncipe. Estes encontros são realizados periodicamente entre  equipa da FAO São Tomé e Príncipe, o Ministro da Agricultura e os coordenadores nacionais dos referidos projetos, afetos ao Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural.

O encontro foi agendado pelo Ministro da Agricultura, com o objetivo de conhecer o ponto de situação das atividades executadas no âmbito dos projetos de assistência técnica em curso. Esta iniciativa do ministro reflete a importância conferida à assistência técnica fornecida pela FAO ao país. Com este encontro, o Ministro da Agricultura, pretende estimular todos os técnicos envolvidos na execução dos projetos, uma verdadeira vontade e exemplo de apropriação dos projectos que contam com o apoio da FAO, com o desafio de complementar a execução das atividades.

Durante o encontro, foi aberto um espaço onde todos os coordenadores dos projetos fizeram um balanço das atividades realizadas até ao momento, e seguidamente, houve uma discussão sobre o conteúdo apresentado. Apesar dos impactos da propagação do covid-19 no território nacional ter justificado medidas de contenção que limitaram a execução das atividades dos projetos, estratégias foram identificadas para os mitigar e permitir o retorno ao ritmo normal das atividades de forma progressiva à medida que o próprio país retoma a normalidade.

Após as reflexões e partilhas tidas durante a reunião, o ministro apelou ao engajamento dos técnicos e coordenadores para o sucesso das atividades, que irão não apenas dignificar o nome do ministério que tutela, mas também contribuir para o desenvolvimento sustentável do país e garantia da segurança alimentar e nutricional da população.

Recorde-se que neste momento, a FAO presta o apoio técnico e financeiro a cinco projetos em São Tomé e Príncipe.