FAO em São Tomé e Príncipe

Realizada formação sobre género e equidade no quadro do MPTF/STP

© FAO/Ody Mpouo

21/09/2020

21 de setembro de 2020, São Tomé – No seguimento do encontro tido entre a Diretora do Instituto Nacional para Promoção da Igualdade e Equidade de Género-INPG e a task force responsável pela formulação e implementação do projeto “Garantir o acesso das famílias mais vulneráveis aos alimentos, suas infraestruturas de conservação e melhores condições de trabalho durante a pandemia do Covid-19».

Foi realizada uma formação com o intuito de produzir um guião orientador, a ser aplicado nas visitas de terreno, destinadas à seleção dos beneficiários.

A formação que contou a participação de diferentes instituições parceiras, teve como objetivo,  recolher subsídios para enriquecer o guião, visto que uma pré-identificação das famílias a serem beneficiadas já havia sido feita por parte da proteção social, mas havia a necessidade de se verificar se essas famílias reuniam condições a nível do espaço para o cultivo das plantas e dos materiais vegetais que o projeto fornecerá.

Durante a formação, onde se destacou a temática do género e equidade, também foi analisada a questão do consumo de álcool, o papel que as mulheres representam enquanto donas de casa e chefes de família, de forma que as equipas no terreno, possam ter dados que as ajudem na execução da sua tarefa.

A formação foi ministrada pelos técnicos do INPG, e contou com a presença dos técnicos da Proteção Social, a ONG HELPO, e do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE).