FAO em São Tomé e Príncipe

FAO/STP promove aulas sobre os heróis da alimentação

© FAO/Ody Mpouo

13/10/2020

13 de outubro de 2020, São Tomé – No quadro das celebrações do dia Mundial da Alimentação, que teve lugar no dia 16 de outubro de 2020, sob o lema  “Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos.” O escritório da FAO em São Tomé e Príncipe, realizou aulas nas escolas primárias de Atanásio Gomes, Escola Portuguesa em São Tomé e na escola Santo António Segundo na Região Autónoma do Príncipe, sobre a importância dos Heróis da Alimentação.

O Dia Mundial da Alimentação de 2020 e o 75º Aniversário da FAO, constitui uma oportunidade de apelar à solidariedade de todos para “Cultivar, alimentar, preservar. Juntos.”, incitando as pessoas de todas as idades e nações no mundo inteiro a tomarem medidas.

Portanto, essas aulas se enquadraram no ciclo de palestras agendadas pela FAO/STP, dirigidas aos alunos do ensino primário de algumas escolas de São Tomé e da Região Autónoma do Príncipe.

Os objetivos foram de consciencializar os alunos sobre o papel desempenhado pela FAO na garantia da segurança alimentar e nutricional, a importância dos heróis da alimentação, importância da prossecução do Desafio Fome Zero e a importância da adoção de dietas mais saudáveis e sustentáveis.

Durante as aulas, foram abordados aspetos como a viagem dos alimentos desde a terra até à mesa, e forma dados vários exemplos para que os alunos percebessem que os agricultores e os trabalhadores de toda a cadeia alimentar estarão na primeira linha da mudança, mas que os mesmos precisam do nosso apoio, portanto, é a estes heróis que temos de agradecer os alimentos que consumimos diariamente, e que esses heróis não são apenas personagens de ficção ‒ vivem também perto de nós!

Nesse sentido, os heróis da alimentação são protetores da biodiversidade, defensores dos recursos naturais da Terra e guardiões das tradições sociais e culturais. Trabalham nas zonas rurais e urbanas. São trabalhadores agrícolas, pescadores, agricultores de montanha, silvicultores, pastores e agricultores em comunidades indígenas. Portanto, o mundo está cheio de heróis.

Os alunos também foram incentivados a adotar hábitos alimentares saudáveis, e que para a surpresa da equipa da FAO, muito desses admitiram terem hortas em casa.

Por outro lado, foi feita uma abordagem sobre a necessidade de se evitar desperdiçar os alimentos, visto que no mundo há um grande número de pessoas que sofrem de insegurança alimentar e nutricional, incluidno crianças.

De uma forma geral, os conteúdos administrados, foram bem absorvidos pelos alunos, fato constatado, devido às várias perguntas que os mesmos fizeram durante a sessão.