FAO em São Tomé e Príncipe

Mensagem do Representante da FAO para São Tomé e Príncipe, alusivo ao Dia Mundial da Alimentação

Photo © FAO

16/10/2020

16 de outubro de 2020, São Tomé – Por ocasião da comemoração do dia Mundial da Alimentação, sob o lema  “Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos.”, o Coordenador Sub-Regional da Agência das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO para a África Central e Representante para o Gabão e São Tomé e Príncipe, Hélder Muteia, endereçou uma mensagem.

O Coordenador começou por dizer que a data é muito especial, porque se comemora os 75 anos da FAO juntamente com os 75 anos de todo o Sistema das Nações Unidas, o que reforça a responsabilidade da FAO, enquanto agência que lidera os esforços para erradicação da fome em todo o mundo.

Hélder Muteia explicando o tema da celebração desse ano, disse que é preciso cultivar, porque a humanidada está crescendo e frisou a necessidade de que os heróis da alimentação (agricultores, pescadores, produtores pecuários e todos os que trabalham nos sistemas agro-alimentares) continuem a garantir a disponibilidade dos alimentos e continuem a aumentar a sua produção.

Muteia também disse que, junto a necessidade de alimentar, é preciso fazer uma distribuição desses alimentos, para que todos tenham acesso aos mesmos e assim erradicar a fome, porque atualmente no mundo, cerca de 690 milhoões de pessoas passam fome, na áfrica subsariana, cerca de 250 milhões e na áfrica central, cerca de 52 milhões. Números que não nos dignificam enquanto humanos, por isso, devemos trabalhar para aumentar o investimento no setor agro-alimentar, tanto a nível público, como privado, acrescentou.

Um dos problemas que complicam os sistemas alimentares, são os conflitos armados e sociais, portanto, é necessário combatê-los, acrescentou o Representante da FAO para São Tomé e Príncipe.

É importante também garantir aos produtores, o acesso a água, a terra, as tecnologias, o mercado e ao crédito, disse o Coordenador Sub Regional, acrescentando a importância de que juntos possamos fazer face aos grandes desafios do presente, como a Covid-19.

Com a base de recursos naturais que sustenta a vida no planeta ameaçada, Hélder Muteia, alertou da necessidade de os preservar, o que significa termos consciência que devemos produzir e consumir de forma sustentável.

Hélder Muteia finalizou dizendo que, temos que agir juntos, porque a humanidade é só uma, daí a necessidade de se criar sinergias, coloborarmos e apoiarnos mutuamente, particularmente em São Tomé e Príncipe, onde há terras muito férteis, com um regime de chuva e climas favoráveis e com um povo trabalhador, portanto, condições favoráveis que nos permitirão vencer a fome.

O nosso objetivo como humanidade, é alcançar fome zero até 2030, e devemos envidar os nossos esforços para erradicar esse mal, porque cada ser humano tem direito a uma alimentação condigna, que lhe garanta uma vida saudável.  Cada um de nós, cada país, cada sub-região e cada continente, deve assumir esse desafio que vai engrandecer toda a humanidade, concluiu.