FAO em São Tomé e Príncipe

FAO organiza atelier sobre “Nutrição e Comércio - Implicações para os PEID”

© FAO/Ody Mpouo

20/10/2020

20 de outubro de 2020, São Tomé No âmbito do projeto regional de assistência técnica da FAO, sobre a temática da Nutrição e Comércio, nos Pequenos Estados Insulares em Vias de Desenvolvimento (PEID) do continente africano, o Escritório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em São Tomé e Príncipe, realiza um atelier de formação em formato virtual e presencial, com o envolvimento de todos os sectores ligados ao comércio e à segurança alimentar e nutricional.

Este atelier almeja o reforço de capacidades, de todos os PEID beneficiários do projeto (Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, no Oceano Atlântico, e Seychelles, Maurícias e Ilhas Comores, no Oceano Índico).

Este atelier tem como objetivo, sensibilizar e reforçar as capacidades das diferentes partes interessadas, sobre a importância do papel e os impactos das políticas comerciais sobre a importância o papel e os impactos das políticas comerciais, estratégias, estruturas, leis alimentares, segurança alimentar e regulamentos de qualidade na melhoria da nutrição.

O ateliê também destacará estratégias para promover a mudança de comportamento e a criação de um ambiente propício (vinculado à distribuição de alimentos), a fim de promover a disponibilidade sustentável e equitativa, o acesso e o uso de alimentos saudáveis; incluindo a consciencialização e proteção do consumidor.

No discurso de abertura, Hélder Muteia, Coordenador Sub-Regional para África Central e Representante para o Gabão e São Tomé e Príncipe, disse que acredita que o atelier abordará as habilidades estratégicas e funcionais necessárias para apoiar a mudança e promover o livre comércio de alimentos seguros e nutritivos entre os países membros em apoio à área de livre comércio continental.

E disse esperar que, ao final do treinamento, os participantes estejam equipados com as habilidades e conhecimentos para nos impulsionar aos nossos objetivos.

O atelier também proporcionará uma oportunidade de relembrar a visão e a estratégia da FAO para a nutrição e alguns compromissos em nível global, regional e sub-regional.

O atelier que se realiza no Hotel Praia, terá a duração de 3 dias, onde se abordará várias temáticas no campo da nutrição e comércio.