FAO em São Tomé e Príncipe

Escolas básicas em São Tomé e Príncipe dedicam 10-15 minutos sobre o Dia Mundial da Alimentação

© FAO/Ody Mpouo

26/10/2020

26 de outubro de 2020, São Tomé – Na data em que se comemorou o 16 de outubro, sob o lema “Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos.”, todas as escolas básicas em São Tomé e Príncipe, dedicaram 10-15 minutos no seu período de matutino/vespertino do programa escolar, para falar sobre a importância da alimentação.

Essa foi uma iniciativa conjunta do escritório da FAO em São Tomé e Príncipe, e o Ministério da Educação e Ensino Superior, e que teve como objetivo, consciencializar as crianças sobre a importância dos Heróis da Alimentação, e o que pode ser feito para apoiar os sistemas alimentares sustentáveis.

Durante esses 10-15 minutos, os professores abordaram algumas temáticas tais como:

  “A escolha de uma alimentação saudável e diversa

 Visto que uma dieta saudável contribui para uma vida saudável, e que quando optamos por comer alimentos diversos, encorajamos a produção de uma variedade de alimentos, o que favorece a biodiversidade.

A escolha e privilégio pelos produtos locais

Ensinar as crianças de que comprando alimentos frescos e cultivados localmente, como os de um mercado de agricultores da nossa comunidade, estarão ajudando os pequenos agricultores que produziram os alimentos, estimulando a economia local e incentivando a diversidade de culturas.

“Incentivo ao cultivo de alimentos em casa”

Ensinar muito sobre como os alimentos são produzidos e aumentar o apreço por todo o trabalho que envolve cultivar os alimentos que compramos nos mercados.

Respeitar os alimentos e os heróis da alimentação

 A perda e o desperdício de alimentos podem ocorrer ao longo de todo o sistema alimentar, e uma vez que chega à mesa – cada um pode fazer a sua parte! Portanto, aprender como armazenar alimentos não consumidos para a refeição de outro dia é uma maneira de evitar o desperdício de alimentos perfeitamente bons. Respeitar a comida significa respeitar os trabalhadores do setor da alimentação.

O ato central das atividades em São Tomé e Príncipe foi realizado com o plantio de espécies de culturas locais que serão utilizados para confecionar alimentos para a escola.