FAO em São Tomé e Príncipe

Crise alimentar no continente africano debatida na 31ª conferência regional para África

© FAO/Ody Mpouo

26/10/2020

26 de outubro de 2020, São Tomé – Teve início hoje, a 31ª Conferência Regional para África para os países africanos membros da Organização das Nações Unidas Para Alimentação e Agricultura (FAO).

Esta será a primeira sessão virtual da Conferência Regional Africana e será presidida e acolhida pelo governo do Zimbabué, e terá a duração de 3 dias.

O evento contará também com a participação dos países observadores, parceiros de desenvolvimento, grupos da sociedade civil e o setor privado para definir o caminho a seguir para tirar o continente da atual deterioração da segurança alimentar.

A 31ª sessão da Conferência Regional para a África também analisará o impacto do Covid-19 na segurança alimentar, nutricional e nas formas de construir sistemas alimentares resilientes.

Na conferência, que decorre até quarta-feira, deverão ser abordados também os processos para melhorar a inovação digital na região e para acelerar a transformação agrícola.

A conferência também será marcada por uma discussão sobre uma transformação sustentável dos sistemas alimentares na África, na qual participará Agnes Kalibata, enviada especial das Nações Unidas para a Cúpula de Sistemas Alimentares de 2021.

Do lado de São Tomé e Príncipe, o Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, juntamente com Ministro da Juventude e Empreendedorismo, participarão na conferência.

A conferência começará com uma reunião de altos funcionários na segunda-feira, 26 de outubro. A reunião ministerial de dois dias começará na terça-feira, 27 de outubro, com os comentários de abertura do Diretor-Geral da FAO QU Dongyu e outros convidados importantes, começando às 9:00 GMT.