FAO em São Tomé e Príncipe

Estreia do programa televisivo Cumé di Quinté Nón na TVS

Photo © FAO

10/12/2020

10 de dezembro de 2020, São Tomé – O primeiro episódio do programa televisivo “Cumé Di Quinté Nón” (alimento produzido no nosso quintal), estreou esta quinta-feira nas antenas da Televisão Santomense (TVS).

O Programa “Cumé Di Quinté Nón”, é um programa educativo, com foco no domínio da agricultura, horticultura, da segurança alimentar e nutricional e de práticas alimentares saudáveis, visando promover a fome zero em São Tomé e Príncipe (STP), sobretudo no atual contexto da Covid-19.

O referido programa é uma colaboração entre FAO e o Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe (MAPDR).

Dado o contexto atual provocado pela pandemia da Covid-19, que afetou a estabilidade dos sistemas alimentares, há uma necessidade de se estimular a produção e consumo de alimentos produzidos localmente pela população, reduzindo assim a dependência da importação.

Portanto, o programa “Cumé Di Quinté Nón”, será composto inicialmente por 8 episódios e terá como objetivo, veicular informações com demonstrações sobre boas práticas de produção agrícola e de nutrição. No plano prático, a sua intenção é promover o aumento da literacia alimentar da população santomense, através da difusão de conteúdos simples, mas com implicação prática diária e que poderão ter um impacto assinalável nos hábitos e estado nutricional dos indivíduos.