FAO em São Tomé e Príncipe

Novo guia fornece aos parlamentares ferramentas essenciais para encorajar o investimento responsável na África

© FAO/Ody Mpouo

15/12/2020

Um guia para os parlamentares criarem ambientes propícios para maiores e melhores investimentos na agricultura e nos sistemas alimentares foi lançado em África pela Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas e agricultura (FAO) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (IIDS).

Para acabar com a pobreza e a fome até 2030, o mundo precisa de investimentos adicionais de US $ 265 bilhões anuais, tanto do setor público quanto do privado. Desse montante, US $ 140 bilhões devem ser gastos na agricultura. Os parlamentares desempenham um papel fundamental para ajudar a direcionar esses investimentos para aumentar a produtividade sustentável, aumentar a renda, criar empregos e, em última instância, ajudar os pobres das áreas rurais a sair da pobreza e da fome.

"Os parlamentares podem promover o investimento público responsável e também podem criar um ambiente propício para o investimento privado responsável, o que atrairá investidores do agronegócio de maior escala, ao mesmo tempo em que garante a existência de mecanismos de proteção direitos humanos e meio ambiente”, disse o Diretor-Geral Adjunto e Representante Regional da FAO para a África, Abebe Haile-Gabriel.

"Este guia, que se baseia em mais de dez anos de experiência trabalhando com parlamentares na África, contribuirá enormemente na promoção de investimentos mais responsáveis ​​na agricultura e destacando mudanças positivas nas leis e políticas." em todo o mundo”, disse Richard Florizone, presidente e CEO do IIDS.

O lançamento em África contou com a participação de membros do Parlamento Pan-Africano, da Assembleia Legislativa da África Oriental (EALA) e do Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), bem como conselheiros parlamentares e outras partes interessadas.

Parlamentares africanos: principais agentes na transformação sustentável dos sistemas alimentares

Os investimentos na agricultura são 2,5 a 3 vezes mais eficazes para aumentar a renda dos pobres do que os investimentos em outros setores. No entanto, os efeitos negativos de investimentos agrícolas mal planejados e executados podem superar os benefícios, por exemplo, se os investimentos levarem à violação dos direitos de propriedade, degradação ambiental e danos à segurança alimentar local.

Investimentos responsáveis ​​em agricultura e sistemas alimentares: um guia prático para parlamentares e conselheiros parlamentares é uma ferramenta valiosa para informar e inspirar parlamentares sobre como integrar investimentos agrícolas responsáveis ​​na agenda pública, processo legislativo, orçamentos e supervisão de políticas.

“É com grande prazer que recomendo este guia a todos os atores e interessados ​​na segurança alimentar, no aumento do volume e o valor dos investimentos agrícolas e do comércio intra-regional, e a criação de oportunidades para o crescimento econômico em toda a sub-região da África Ocidental ”, disse Sidie Mohamed Tunis, Presidente do Parlamento da CEDEAO.

“Os parlamentares são os principais agentes de mudança que podem enfrentar as desigualdades e aumentar a prosperidade para todos, criando um ambiente propício para investimentos mais responsáveis ​​na agricultura e nos sistemas alimentares. Na EALA, continuamos comprometidos em buscar e alcançar a segurança alimentar e nutricional ", disse Ngoga Karoli Martin, presidente da EALA. "Recomendo este guia para quem está preocupado com as principais lacunas sociais, econômicas e ambientais na agricultura e nos sistemas alimentares."

 

Versão portuguesa da notícia original presente no seguinte link: http://www.fao.org/africa/news/detail-news/fr/c/1364797/