FAO em São Tomé e Príncipe

Perspectivas de colaboração entre a FAO e a Embaixada do Japão no Gabão e São Tomé e Príncipe

Photo © FAO

18/01/2021

O novo Embaixador do Japão no Gabão e em São Tomé e Príncipe S.E.M. NOGUCHI Shuji falou com o Coordenador do Escritório Sub-regional da FAO para a África Central e o Representante da FAO para o Gabão e São Tomé e Príncipe.

No Gabão e em São Tomé e Príncipe, a agricultura e as pescas ainda contribuem modestamente para o crescimento económico e a criação de emprego, apesar das inúmeras oportunidades que estes setores oferecem para a diversificação da economia e o contributo para a segurança alimentar e nutricional das populações.

No âmbito do processo de reforço da parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e parceiros bilaterais, para apoiar os Governos do Gabão e de São Tomé e Príncipe, em questões relacionadas com a transformação dos sistemas agroalimentares. O Coordenador do Escritório Sub-regional da FAO para a África Central e Representante da FAO para o Gabão e em São Tomé e Príncipe, Sr. Hélder MUTEIA, intercambiou com o Embaixador do Japão para o Gabão e em São Tomé e Príncipe, S.E.M NOGUCHI Shuji.

As perspectivas de colaboração nas áreas da pesca interior, aquicultura, cadeias de valor agrícola e produtos da pesca estiveram no centro das discussões durante este encontro.

Durante as discussões, S.E.M NOGUCHI Shuji, Embaixador do Japão no Gabão e em São Tomé e Príncipe, ficou encantado com a boa colaboração que existe entre as duas instituições. As duas partes acordaram em unir esforços no sentido de criar sinergias para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas de apoio ao Gabão e a São Tomé e Príncipe.

Como um lembrete, a FAO é a agência especializada das Nações Unidas responsável pela Alimentação e Agricultura. Em essência, o mandato da FAO é orientar e coordenar os esforços dos atores internacionais e interessados ​​diretos para: (1) erradicar a fome e a insegurança alimentar e nutricional, (2) reduzir a pobreza e (3) gestão sustentável dos recursos naturais.

Com mais de 194 países membros, a FAO trabalha em mais de 130 países ao redor do mundo. A FAO tem experiência e conhecimento para desempenhar um papel importante na erradicação da fome.