FAO em São Tomé e Príncipe

Assistente ao Representante da FAOSTP, recebido pela Ministra da Justiça

© FAO/Ody Mpouo

19/02/2021

19 de fevereiro de 2021, São Tomé – No quadro do programa “Cumé Di Quinté Nón” (alimento produzido no nosso quintal), o Assistente ao Representante da FAO em São Tomé e Príncipe (FAO/STP), Argentino Pires dos Santos, foi recebido pela Ministra da Justiça Administração Pública e Direitos Humanos, Ivete Lima Correia.

No encontro em que também esteve presente o Diretor dos Serviços Prisionais e de Reinserção Social, Lázaro Afonso, serviu para se fazer um balanço das atividades realizadas até ao momento, falar sobre as colheitas dos produtos produzidos e da realização de um almoço feito com as colheitas das duas parcelas de produção.

No encontro, também se falou sobre o futuro do programa e face aos bons resultados obtidos com o mesmo, foi analisado a possibilidade da continuidade do apoio da FAO, no que toca a instalação de uma colónia agrícola.

“Cumé Di Quinté Non”, é uma iniciativa inovadora que se traduz em duas vertentes, sendo a primeira, a produção e realização de um programa semanal, televisivo e radiofónico educativo, com foco no domínio da produção agrícola (culturas alimentares e hortícolas), da segurança alimentar e nutricional, bem como de práticas alimentares saudáveis, visando promover a fome zero em São Tomé e Príncipe (STP), sobretudo no atual contexto da Covid-19. A segunda vertente será a produção de alimentos nas parcelas pertencentes aos serviços Prisionais e de Reinserção Social (SPRS), com apoio técnico e material da FAO e do MAPDR, de forma a reduzir os custos com a alimentação da população prisional.