FAO em São Tomé e Príncipe

Na África Central, a FAO e os seus parceiros estão se mobilizando para a celebração do Dia Internacional das Florestas

© FAO

12/03/2021

Assim como a comunidade internacional, os países da sub-região centro-africana se preparam para celebrar o Dia Internacional das Florestas em 21 de março.

Em 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 21 de março o Dia Internacional das Florestas (A / RES / 67/200).

O Secretariado do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) são responsáveis ​​pela organização desta celebração, em colaboração com vários parceiros interessados ​​neste tema.

O Dia tem como objetivo aumentar a consciência sobre a importância de todas as variedades de florestas e árvores para o nosso ecossistema.

A cada ano, no Dia Internacional das Florestas, os países são incentivados a realizar iniciativas locais, nacionais ou internacionais envolvendo florestas, como campanhas de plantio de árvores. O tema de cada Dia Internacional das Florestas é escolhido pelo Collaborative Partnership on Forest (CPF). O tema escolhido para o ano de 2021 é “Restauração florestal - Um caminho para a recuperação e o bem-estar”. Este tema está no contexto da Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas (2021 - 2030).

Melhorando a governança florestal na África

De acordo com as prioridades dos países da sub-região em termos de manejo florestal contidas no roteiro de Brazzaville, a FAO apoia os países na melhoria da governança florestal até 2030. Da mesma forma, a promoção e valorização de produtos florestais de espécies não madeireiras também como a resolução de conflitos entre humanos e animais selvagens são identificados pelos países como temas prioritários e a FAO está trabalhando com parceiros para desenvolver dois projetos sub-regionais para apoiar os países nesses temas.

Na sub-região, governos em parceria com a FAO e outras instituições do setor florestal estão se preparando para organizar eventos em torno de ações de conscientização e plantio de árvores.

A FAO em São Tomé e Príncipe, juntou-se a Direção das Florestas e Biodiversidades e a Câmara Distrital de Água Grande e outros parceiros, para realização de uma série de atividades para celebrar a data.

 Versão portuguesa da notícia original presente no seguinte link: http://www.fao.org/africa/news/detail-news/fr/c/1380891/