FAO em São Tomé e Príncipe

Reunião do CONSAN-STP realizada por videoconferência

© FAO/Ody Mpouo

25/03/2021

 25 de março de 2021, São Tomé – Realizou-se hoje, mais uma reunião anual do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional de São Tomé e Príncipe (CONSAN-STP), presidida pelo Primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus.

A FAO como parceira do governo, fez-se representar pelo Coordenador Sub-regional da FAO para a África Central e Representante para São Tomé e Príncipe e Gabão, Hélder Muteia. Na reunião também tomaram parte membros do governo e outros parceiros do governo.

Esta reunião é um espaço articulado e previlegiado de articulação entre o governo,  sector privado, universidades, poder local e sociedade civil, que trabalham em conjunto para reforçar o diálogo no sentido de contribuir para a agenda política da segurança alimentar e nutricional num quadro de realização efetiva do direito humano a alimentção no contexto nacional.

No discurso de abertura, o Ministro da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Francisco Ramos, disse que o conselho empreendido todos os esforços no sentido de impulsionar todas as diretrizes levado a cabo pelo governo a nível nacional e regional, através do seu ponto focal no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP.

O Primeiro – ministro na sua intervenção, disse que este encontro é oportuno, dado o contexto da crise sanitária, social e económica que dita novas regras para novas atitudes e práticas, estratégia e soluções de roturas.

Jorge Bom Jesus disse também que de todos os desafios que a pandemia colocou em evidência, a segurança alimentar é o maior e mais desafiante e, que São Tomé e Príncipe, sendo um país quem tem a agricultura como maior provedora de emprego, importa equacionar políticas de promoção de reforma agrária, valorização do mundo rural, transformação de matéria-prima de alto valor acrescentado, reconciliação da juventude com a economia agrícola e pecuária bem como uma atenção a educação cívica alimetar e nutricional, baseada na produção nacional, pois um povo saudável e jovial depende de uma variada e boa dieta nutricional.

Nesta reunião, foram debatidos vários temas como, a participação de São Tomé e Príncipe no Comité Mundial de Alimentação, apresentado por Hélder Muteia, bem como a preparação de candidatura do sistema agrícola santomense ao reconhecimento SIPAM.

O CONSAN – STP é um órgão de natureza consultiva e propositiva que funciona sob a tutela do Gabinete do Primeiro -ministro e tem como missão assegurar a coordenação e monitoramento de políticas, programas e outros instrumentos sectoriais com impacto ao nível da segurança alimentar e nutricional e realização do direito humano a alimentação adequada.