FAO em São Tomé e Príncipe

FAO apresenta Centro de Competências para a Agricultura Familiar, Sustentável na CPLP

© FAO/Ody Mpouo

07/04/2021

07 de abril de 2021, São Tomé – A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), está a financiar o “Projeto de Cooperação para o Desenvolvimento das Capacidades do Centro de Competências para a Agricultura Familiar Sustentável na Comunidade de Países de Língua Portuguesa”. Para tal, ontem foi realizado um atelier de apresentação do referido projeto que estará sediado no CATAP e oferecerá cursos a todos os estados da CPLP, com carácter presencial e à distância.

Emílio Lima, coordenador do projeto, falou em representação de Hélder Muteia, Coordenador Sub-regional da FAO para África  Central e Representante para o Gabão e São Tomé e Príncipe, tendo sublinhado o potencial agrícola no país.

O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Francisco Telles, disse que a FAO tem um papel fundamental nos projetos para agricultura familiar e, acrescentou que esta iniciativa é um  mecanismo  para  garantir a segurança alimentar e nutricional nas faixas mais vulneráveis.

O Ministro de Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Francisco Ramos, disse que o governo pretende estabelecer uma rede de agroecologia com a ajuda dos países da CPLP e, destacou a importância de uma nova visão estratégica do desenvolvimento, na utilização de recursos naturais.

No evento, estiveram também presentes, os Ministros da Juventude, Desporto e Empreendedorismo e do Trabalho, Solidariedade e Formação Profissional.