FAO em São Tomé e Príncipe

FAO e Agência Espacial Europeia unem-se para ajudar os países a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Photo de la Terre prise depuis la Station spatiale internationale par les membres de l’expédition 40

21/04/2021

Um recente memorando de entendimento fortalece o uso de dados de observação da Terra para estatísticas de alimentos e agricultura.

21 abril 2021, São Tomé - A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e a Agência Espacial Europeia (ESA) estão fortalecendo sua parceria para produzir e compartilhar dados e informações e, assim, apoiar melhor os países no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Um novo Memorando de Entendimento entre as duas organizações foi assinado hoje pelo Sr. Máximo Torero, Economista Chefe da FAO, e pelo Sr. Toni Tolker-Nielsen, Diretor Interino dos Programas de Observação da Terra da 'ESA.

Este acordo abre caminho para o intercâmbio de conhecimentos relevantes e o desenvolvimento de aplicações nas quais as imagens de observação da Terra serão utilizadas para um melhor monitoramento dos sistemas agroalimentares.

“Como parte da nossa colaboração, pretendemos gerar e compartilhar conhecimento, dados e informações. Este acordo nos permitirá fortalecer as capacidades nacionais para produzir estatísticas agrícolas econômicas, preencher lacunas de dados e melhorar a qualidade dos dados; deve também permitir que os países aumentem sua taxa de comunicação de informações”, disse Máximo Torero.

"A exploração de dados de observação da Terra é de imenso interesse na resolução de problemas no mundo real", disse Toni Tolker-Nielsen. “O memorando de entendimento que assinamos hoje com a FAO visa combinar a experiência e o conhecimento de nossas duas instituições a fim de otimizar o uso de dados do espaço para a realização dos ODS.”

Observação da Terra e segurança alimentar

Este trabalho conjunto aumentará a capacidade da FAO de ajudar os países a usar observações de terras em estatísticas agrícolas e monitoramento de ODS. Por exemplo, a FAO é um parceiro líder na iniciativa 50x2030, que visa resolver as lacunas de dados na agricultura globalmente, transformando os sistemas de dados nacionais de 50 países no mundo: África, Ásia, Oriente Médio e América Latina até 2030. O reforço da parceria estabelecida entre a FAO e a ESA permitirá a utilização de métodos de observação da Terra que aumentarão a eficácia destes estudos estatísticos nacionais e reduzirão o tempo necessário para a sua realização. Como parte do Projeto Sen4Sat, a ESA já está trabalhando com a FAO e escritórios de estatística nacionais piloto para desenvolver algoritmos inovadores e produtos de observação da Terra para esse fim.

“A observação da Terra é uma ferramenta poderosa para apoiar, direta e indiretamente, o monitoramento de vários indicadores de ODS em nível global e nacional”, acrescentou Pietro Gennari, Estatístico Chefe da FAO.

Este Memorando de Entendimento abrange várias áreas: o reconhecimento e assimilação dos requisitos e dificuldades envolvidos na exploração de dados de satélite no domínio da alimentação e agricultura, a utilização partilhada dos conjuntos de dados produzidos e dos estudos realizados, a acessibilidade de conjuntos de dados e desenvolvimento de algoritmos, produtos e aplicações de carácter inovador que tenham por objecto a observação da Terra, fazendo uso pleno dos meios tecnológicos mais recentes, incluindo a computação em nuvem.

 

Embaixador da Boa Vontade da FAO

O novo acordo veio dias depois que o astronauta francês da ESA Thomas Pesquet foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da FAO pelo Diretor Geral da Organização, Qu Dongyu.

Como Embaixador da Boa Vontade, o Sr. Pesquet ajudará a FAO a aumentar a consciência sobre a importância de transformar os sistemas agroalimentares em todo o mundo, para torná-los mais resilientes, mais inclusivos, mais eficientes e mais sustentáveis, a fim de resolver o problema da fome, que persiste e vem ganhando espaço, e para assumir o desafio de preservar o meio ambiente e a biodiversidade do planeta.

A Missão Alpha, a segunda missão do Sr. Pesquet a bordo da Estação Espacial Internacional, está programada para começar em 22 de abril e durar seis meses.

Versão portuguesa da notícia original presente no seguinte http://www.fao.org/news/story/fr/item/1395684/icode/