FAO em São Tomé e Príncipe

Todos nós dependemos da sobrevivência das abelhas

© FAO /Greg Beals

19/05/2021

As abelhas e outros polinizadores, como borboletas, morcegos e beija-flores, são cada vez mais ameaçados pelas atividades humanas.

A polinização é, no entanto, um processo fundamental para a sobrevivência dos ecossistemas porque dela depende a reprodução de quase 90% das plantas com flores silvestres do mundo, bem como de 75% das culturas alimentares e 35% das terras agrícolas à escala mundial. Os polinizadores não apenas contribuem diretamente para a segurança alimentar, mas também são alavancas essenciais para a conservação da biodiversidade.

Para chamar a atenção de todos para o papel fundamental que os polinizadores desempenham, as ameaças que os mesmos enfrentam e a sua importante contribuição para o desenvolvimento sustentável, as Nações Unidas decidiram designar o dia 20 de maio como o Dia Mundial das Abelhas.

Este dia também pretende encorajar o fortalecimento das medidas de proteção das abelhas e outros polinizadores, o que pode contribuir significativamente para a solução de problemas relacionados ao abastecimento global de alimentos, principalmente nos países em desenvolvimento.

Todos nós dependemos de polinizadores, portanto, monitorar seu declínio e travar a perda de biodiversidade e a degradação do ecossistema é fundamental.

Devemos agir agora

Os polinizadores têm uma taxa de extinção de 100 a 1000 vezes maior do que o normal hoje. Cerca de 35% dos polinizadores de invertebrados, especialmente abelhas e borboletas, e cerca de 17% dos polinizadores de vertebrados, como morcegos, estão ameaçados de extinção.

Se esta tendência continuar, culturas nutritivas como frutas, nozes e outros vegetais serão substituídas por culturas alimentares como arroz, milho e batata, promovendo assim dietas desequilibradas.

Práticas agrícolas intensivas, monocultura, uso de pesticidas, efeitos das mudanças climáticas (como aumento das temperaturas, aumento das secas, inundações e interrupção das épocas de floração), mudanças no uso da terra estão entre as principais ameaças às abelhas e outros polinizadores.

A Convenção sobre Diversidade Biológica, reconhecendo como urgente a necessidade de abordar a questão do declínio de sua diversidade em escala global, lançou em 2000 uma Iniciativa Internacional para a Conservação e Uso Sustentável de Polinizadores. Seu objetivo é promover uma ação coordenada em nível global para monitorar o declínio dos polinizadores, abordar a falta de informações taxonómicas sobre os polinizadores, avaliar a incidência econômica do declínio nos serviços de polinização e, finalmente, promover a conservação, restauração e uso sustentável da diversidade de polinizadores em agricultura e ecossistemas relacionados.

Além de coordenar a Iniciativa Internacional de Polinizadores, a FAO também fornece assistência técnica aos países na apicultura, em questões que vão desde a criação de rainhas até a inseminação artificial e soluções sustentáveis ​​para a produção de mel e comercialização de exportação.

Versão portuguesa da notícia original presente no seguinte http: Journée mondiale des abeilles | Nations Unies