FAO em São Tomé e Príncipe

Hélder Muteia fala das prioridades estabelecidas entre a FAO e o Governo para o biénio 2021-2022

© FAO

28/09/2021

28 setembro 2021, São Tomé – Ainda no quadro da entrevista concedida pelo Coordenador Sub-Regional da FAO para África Central e Representante para o Gabão e São Tomé e Príncipe, a Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe.

Hélder Muteia falou das prioridades estabelecidas entre a FAO e o Governo para o biénio 2021-2022, onde destacou o desenvolvimento de políticas envolvendo os parlamentares. Neste sentido, a FAO pretende criar uma plataforma parlamentar, para que a estratégia de erradicação da fome seja mais sólida, através iniciativas legislativas e de políticas mais abrangentes.

O Coordenador Sub-Regional da FAO para África Central também abordou o programa de desenvolvimento rural integrado, que tem uma componente específica de apoio ao COMPRAN, com o objetivo de erradicar a fome, e também versou sobre a iniciativa da determinação das características dos solos agrícolas, através da elaboração de um mapa de fertilidade dos solos, e concluiu com uma explicação sobre os objetivos do projeto TRI e o FISH4ACP.

Em jeito de balanço, e pese as dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19, Hélder Muteia, considerou as ações da FAO no país de positivas, visto que ao longo dos anos, a sua organização veio consolidando a sua plataforma de trabalho conjunto, não só com o Governo, mas também com outros parceiros de desenvolvimentos.