FAO em São Tomé e Príncipe

Coordenador sub-regional da FAO para a África Central participa da Cúpula Mundial sobre Sistemas Alimentares ao lado do Governo do Gabão

© FAO

24/09/2021

24 de setembro de 2021, São Tomé - Nos dias 23 e 24 de setembro, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Sr. António Guterres, convocou uma Cúpula Mundial dos Sistemas Alimentares, cujo trabalho foi realizado durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, e assumiu a forma de 'um evento virtual.

Por um dia e meio, Chefes de Estado e de Governo de mais de 130 países e representantes de agências da ONU estiveram reunidos para dar sinais de compromisso com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O objetivo da Cúpula é avançar os 17 ODS usando uma abordagem holística para transformar os sistemas alimentares e alavancar a interconectividade dos sistemas alimentares com questões globais, como fome, mudança climática, pobreza e desigualdades.

No Gabão, o Coordenador Sub-regional da FAO para a África Central e Representante para o Gabão e em São Tomé e Príncipe, Sr. Hélder Muteia, participou na cimeira ao lado do Ministro da Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação SEM Biendi Maganga Moussavou.

Foi a Primeira-Ministra, Chefe do Governo do Gabão, Sua Excelência a Senhora Rose Christiane Ossouka Raponda quem pronunciou a declaração do Gabão, na qual apresentou a visão do país que consiste em conciliar os objetivos da luta contra as alterações climáticas e o desenvolvimento da produção global.

A Cúpula segue quase dois anos de consultas em nível comunitário, nacional e internacional, envolvendo mais de 40.000 pessoas em todo o mundo para compartilhar suas necessidades, desafios e ideias, mas também suas estratégias para um sistema alimentar mais sustentável, resiliente e inclusivo.

Na sub-região da África Central e no Gabão em particular, a FAO, como parte de seu mandato, tem estado com os países ao longo do processo de consultas nacionais inclusivas e participativas até a cúpula. Foi um momento de entender que os sistemas alimentares são complexos, multifacetados e requerem a colaboração de todos. Foi dada ênfase particular à sustentabilidade ambiental, nutrição e papel das mulheres nos sistemas alimentares.

No final deste encontro histórico, o Diretor-Geral da FAO garantiu o compromisso e a determinação da organização das Nações Unidas em concretizar a visão e impulso para 2030. “A FAO terá um papel de liderança que consistirá em assegurar o seguimento dado na Cimeira com um papel catalisador e que, desta forma, todas as partes interessadas se apropriem dos 5 cursos de ação, que foram definidos pelo Secretário-Geral das Nações Unidas Organização das Nações Unidas (ONU) ”, disse o Sr. Qu, que ainda indicou que era “hora de traduzir este impulso em ação e trabalhar juntos, a fim de completar as estratégias de transformação com base nas prioridades e situações nacionais”.